27/12/2021 às 18:05

Uma semana de muitas ações no Riacho Fundo II

Trabalhos envolveram cerca de 40 homens, que recolheram 45 toneladas de sujeira pela cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Foi em clima de Natal e com muita disposição que a equipe do Polo Sul do GDF Presente realizou, na última semana, ações relevantes no Riacho Fundo II. Limpeza de parada de ônibus, retirada de entulhos e inservíveis, pavimentação de trechos de estradas irregulares e tapa buraco foram alguns dos trabalhos executados em parceria com a administração da cidade.

Cerca de 40 homens, entre eles 15 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), estiveram envolvidos nos serviços entre os dias 20 e 24.

O serviço de limpeza dos abrigos de ônibus foi feito até na sexta-feira (24), véspera de Natal | Foto: GDF Presente

“Mesmo com o feriado de fim de ano se aproximando, Natal e Ano Novo, nós não paramos”, comenta o coordenador do Polo Sul, Carlos Alberto Silva. “São muitas as demandas e, para executá-las diariamente, nossa equipe, em parceria com as administrações, estão sempre nas ruas do DF atendendo a população”, continua.

Era bem cedo quando, por exemplo, na última segunda-feira (20), um caminhão-pipa disparava jatos de água nos abrigos de ônibus das quadras QN7 e QN8. Como a chuva não deu trégua ao longo da semana, o serviço só continuou na sexta-feira (24), véspera de Natal. “Choveu muito semana passada, praticamente dia sim, dia não, mas, mesmo assim, deu para adiantar bastante a limpeza das paradas”, avalia o coordenador Carlos Alberto.

Já o serviço de retirada de entulho, realizado em algumas partes da cidade, não foi prejudicado pela chuva. Ao longo da semana, com a ajuda de três caminhões-caçamba e uma pá carregadeira, foram retiradas cerca de 45 toneladas de sujeiras, materiais inservíveis e 400 pneus nas proximidades dos setores Caub I e Caub II, assim como na QS 1 Condomínio 23. As máquinas também foram bastante atuantes na região da Granja Modelo, beneficiando os frequentadores da Escola Classe Ruralzinha, localizada próximo ao Parque Ambiental.

“É um lugar muito bonito, cercado de verde. Infelizmente, também é uma área onde algumas pessoas ainda insistem em descartar lixo, poluindo o ambiente”, lamenta a líder comunitária da Granja Modelo, Marilda Alves. “Ao longo do ano e, principalmente, agora em dezembro, próximo ao Natal, solicitamos que fosse feita uma limpeza geral na área próxima à escola e fomos atendidos pela equipe do Polo e da administração. Agradecemos imensamente a todos que colaboraram conosco”, diz, satisfeita.

Para dar conta de um enorme buraco em uma das pistas da Via N3, uma equipe de oito homens foi mobilizada. Foram utilizadas na operação cerca de cinco toneladas de massa asfáltica cedidas pela Novacap| Foto: GDF Presente

Tapa-buraco

Metade estrada de chão e metade asfalto, o trecho de ligação entre o Riacho Fundo e o Riacho Fundo II, bastante esburacado em função da chuva, foi recuperado. Para fazer o nivelamento do pedaço de 1,5 km foram usados cerca de 25 caminhões de resíduos de construção civil e brita, material doado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). “Foi de grande utilidade para nivelar a pista, que estava uma buraqueira danada”, explica Carlos Alberto, coordenador do Polo Sul do GDF Presente.

Para dar conta de um enorme buraco que abriu em uma das pistas da Via N3 – mais conhecida como 100 Dimensão -, na última quinta-feira (23), uma equipe de oito homens foi mobilizada. Foram utilizadas na operação cerca de cinco toneladas de massa asfáltica cedidas pela Novacap. “Era um buraco enorme, cabia um carro dentro, daí recuperamos o trecho danificado, obra que aconteceu num dia só”, conta o coordenador Carlos Alberto.

“Com a ajuda de todos, vamos avançar muito nas melhorias que nossa cidade merece e precisa. Essa é uma determinação do governador Ibaneis, trabalhar em conjunto para dar mais agilidade nos serviços e oferecer melhorias para a nossa população”, agradece a administradora Ana Maria. Confira outras ações do GDF Presente: