28/12/2021 às 10:33, atualizado em 28/12/2021 às 10:58

Flores ornamentais, letreiro e luz nos acessos de Arniqueira

As três entradas da cidade vão receber o projeto de paisagismo completo; serviços estão previstos para conclusão em fevereiro

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Arniqueira vai receber projetos paisagísticos em suas três entradas. Os canteiros terão plantas ornamentais e um letreiro com o nome da cidade. Os projetos arquitetônicos são da administração regional, e a obra será executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O letreiro foi construído em concreto armado e ferragem, na carpintaria da Novacap | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

[Olho texto=”“Arniqueira já está no mapa do Distrito Federal, e o governador Ibaneis Rocha vem dando todo o apoio para realizarmos um conjunto para melhorar a cidade e dar mais qualidade de vida para a comunidade. É importante que a cidade tenha identidade visual própria”” assinatura=”Telma Rufino, administradora de Arniqueira” esquerda_direita_centro=”direita”]

A obra já começou no balão da entrada principal, que dá acesso ao Setor Habitacional Arniqueira. O letreiro, medindo 1,30 m x 96 cm,  indica o nome da cidade e está sendo colocado no canteiro central. O espaço é faixa de domínio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que autorizou a obra.

O letreiro foi construído em concreto armado e ferragem, na carpintaria da Novacap. Depois que estiver instalado, será pintado de branco. A cor escolhida tem um motivo nobre. “Vamos sempre iluminar o letreiro com as cores que identificam as campanhas e ações de reforço aos cuidados com a saúde que a população deve ter, como [as campanhas] Outubro Rosa ou Novembro Azul”, explicou a administradora de Arniqueira, Telma Rufino.

A administradora ressaltou o alcance da ação: “Arniqueira já está no mapa do Distrito Federal, e o governador Ibaneis Rocha vem dando todo o apoio para realizarmos um conjunto para melhorar a cidade e dar mais qualidade de vida para a comunidade. É importante que a cidade tenha identidade visual própria”.

A administradora de Arniqueira, Telma Rufino, explicou que a cor dos letreiros da cidade seguirá a cor das campanhas de saúde do GDF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Plantas ornamentais

[Olho texto=”A Novacap prevê que o paisagismo da entrada principal será entregue até 15 de fevereiro. Para os demais acessos, a empresa aguarda, primeiramente, a fixação das placas de identificação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A instalação do letreiro na entrada principal da cidade já está em conclusão. Agora, as equipes do Departamento de Parques e Jardins da Novacap entram em cena para trabalhar no o paisagismo.

Serão colocadas no espaço plantas ornamentais cultivadas no próprio viveiro da empresa. Por causa do seu característico colorido, que enche os olhos da população do DF, as flores escolhidas foram cravo-marigold, gailardia, caliópsis e crista-de-galo.

“Vamos manter as palmeiras que já estão aqui, mas teremos as plantas arbustivas, que são mais baixas, para não atrapalhar a visão dos condutores de veículos. Essas plantas são também fáceis de cuidar, e a manutenção é de baixo custo”, explicou o gerente de Elaboração e Aprovação de Projetos da Administração de Arniqueira, Matheus Machado.

A Novacap prevê que o paisagismo da entrada principal será entregue até 15 de fevereiro. Para os demais acessos, a empresa aguarda, primeiramente, a fixação das placas de identificação de cada local.

Arniqueira tem mais de duas décadas de existência, mas somente há dois anos se tornou uma região administrativa (RA). Por isso, os gestores do Governo do Distrito Federal (GDF) se esforçam para promover os avanços que vão beneficiar a população local, estimada em 46 mil habitantes.

Suzana Espíndola mora em Arniqueira há 20 anos e acredita que as entradas da cidade são pontos de referência e devem estar bem-sinalizadas| Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Desenvolvimento da cidade

Moradora de Arniqueira desde 2020, a empresária Sinara Viegas Costa Moreira, 38 anos, tem um mercado no Conjunto 4. A comerciante elogiou o esforço da administração para que a cidade receba paisagismo em todas as entradas.

“Tudo o que é feito em prol do desenvolvimento da cidade é importante. Muitas pessoas têm dificuldades para reconhecer os acessos de Arniqueira, então sou super a favor dessa sinalização, que vai ajudar a identificar as entradas e também embelezar a nossa cidade”, analisou Sinara.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A professora aposentada Suzana Espíndola, 57 anos, mora em Arniqueira há duas décadas e não tem dúvidas: as entradas da cidade são pontos de referência e devem estar bem sinalizadas. Se estiverem arborizadas, melhor ainda. “Quem é que não gosta de apreciar a natureza, passar por lugares com flores, respirar o ar puro e acordar com o colorido dos jardins?”, pergunta. “Tudo isso interfere na nossa qualidade de vida”.