28/12/2021 às 08:31, atualizado em 28/12/2021 às 09:32

Inspiração em 11 eixos de referências natalinas

Conheça como foi concebida a programação cultural do Brasília Iluminada, que segue com atrações até 20 de janeiro

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília brilha nas festividades estendidas do Natal. Luzes coloridas, presentes, velas, árvore instagramável, painel de cluster de LED e um palco para animados shows musicais. Tudo isso faz parte do projeto Brasília Iluminada, que tomou conta do Eixo Monumental, trazendo vida a um espaço de cerca de 416 metros quadrados. Ao longo do cenário, 11 eixos ostentam simbologia e remetem ao nascimento de Jesus e aos traços da capital.

O Brasília Iluminada, que insere a capital federal na rota turística natalina, é um evento aberto ao público | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A decoração se estende desde a Catedral Rainha da Paz, próxima ao Sudoeste, até as proximidades do Congresso Nacional, e teve cada espaço pensado. O evento é promovido pelo GDF em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias), organização da sociedade civil (OSC) que assina a ambientação.

[Olho texto=”“O Brasília Iluminada contribui para a arte e a cultura, trazendo de volta vozes e manifestações de uma cidade que serve de exemplo ao país por sua resiliência frente às adversidades. São as luzes da esperança e da confiança em um futuro iluminado e feliz”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Lago Paranoá e o eixo do “avião” – que remete ao Plano Piloto – estão representados na paisagem. Flores do cerrado, tulipas e crisântemos também foram desenhadas e iluminadas. Há ainda um presépio interativo, um ponto voltado para doações e outro para a exposição de artesanato local, disposto em containers.

“O objetivo foi valorizar a tradicional festa natalina, mas também trabalhar a simbologia e as especificidades de Brasília”, afirma o presidente do Idheias, Marcelo Soares. “Contratamos cenógrafos para conjugar nesse cenário a arquitetura de Brasília, o céu, a fauna e a flora do cerrado, entre outros, sem esquecer da parte cultural, com música de qualidade.”

De fato, não são só luzes para contemplar. Pelo palco Céu de Brasília passarão cerca de 500 artistas locais em repertório variado. O point cultural terá jazz, música clássica e até apresentação de capoeira na programação. “O Brasília Iluminada contribui para a arte e a cultura, trazendo de volta vozes e manifestações de uma cidade que serve de exemplo ao país por sua resiliência frente às adversidades. São as luzes da esperança e da confiança em um futuro iluminado e feliz”, ressalta o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, para quem o projeto também leva a “uma reflexão sobre fraternidade”.

O evento, que coloca a capital federal na rota turística natalina, é aberto ao público. A visitação vai até 20 de janeiro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atrações e eixos do Brasília Iluminada

  • Torres e pórticos – Simbolizam a entrada na Esplanada e entrada na Praça do Buriti, com sinos cenográficos que remetem ao nascimento e à anunciação de Jesus e representam o crescimento e chamamento de uma nova era.
  • Complexo do Buriti – O espaço, bem em frente ao Palácio do Buriti, conta com uma árvore feita em MDF (placa de fibra de média densidade) e estilizada com palavras chaves do projeto, além de um imenso painel de cluster de LED na fachada do edifício anexo que veicula mensagens e pequenos filmes sobre o Natal.
  • Brasília Encantada – Composto pelo Lago de Brasília e o Eixo Central. O símbolo da cidade é destaque em um espelho d’água, logo no início da Esplanada. Foi instalado exatamente nas coordenadas de geolocalização do Distrito Federal.
  • Quadrante dos Presentes – Espaço com dez caixas de presentes que chamam a atenção não somente por suas dimensões, mas pela decoração. Efeitos especiais de luzes, fumaça e neve estão no local.
  • Espaço Luz – Atração com velas gigantes, levando luz a todo o mundo. As velas formam um castiçal, com mais de mil girassóis, que representam felicidade, lealdade, entusiasmo e vitalidade.
  • Árvore Sonho e Realidade – Especial composto por 60 árvores de LED cenográficas e que têm como destaque a Árvore Monumental.
  • Espaço da Solidariedade – Áreas montadas para recebimento de doações por meio de campanhas sociais de brinquedos, roupas, alimentos, agasalhos, lixo eletrônico, entre outros itens.
  • Luz do Mundo – Um presépio interativo e impactante que remete ao nascimento do Deus menino, chegada dos pastores, reis magos e outros elementos.
  • Espaço Artesanato de Brasília – Localizado no quadrante Luz do Mundo, é composto por seis contêineres, com capacidade para 12 artesãos. A expectativa é atender de forma direta 60 artesãos da cidade.
  • Céu de Brasília – O quadrante representa a área cultural do projeto, tendo como cenário o céu de Brasília, cantado, lembrado e homenageado em poesia e prosas por artistas do DF. Está posicionado entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz.
  • Trenó Luz – O trio elétrico iluminado, com a presença do Papai Noel, percorrerá todas as 33 regiões administrativas do DF durante os 30 dias do projeto.