07/01/2022 às 18:06, atualizado em 09/01/2022 às 17:23

Novos cursos nos centros de Juventude a partir desta 2ª (10)

Unidades de Ceilândia, Estrutural e Samambaia oferecem atividades gratuitas que têm como foco a formação profissional e cultural

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Começa na segunda-feira (10) o período de aulas das novas turmas dos centros de Juventude (CJs) do DF. Geridos pela Secretaria de Juventude (Sejuv), os CJs abrem regularmente turmas para formação profissional e cultural. As atividades são gratuitas e compreendem oficinas de culinária e empregabilidade, cada uma com carga horária de 30 horas, além das turmas de breakdance, muay thai, hip-hop e teatro, que são contínuas e seguem com as inscrições abertas.

As oficinas têm opções de turmas às segundas e quartas e também às terças e quintas | Fotos: Arte/Divulgação Sejuv

Para a secretária de Juventude, Luana Machado, iniciar o ano com oferta de cursos para os jovens é motivo de comemoração. “A cada abertura de turma dos centros de Juventude é oferecida aos jovens do DF a possibilidade de se qualificar e fazer dessa oportunidade a peça fundamental para que eles se tornem protagonistas da sua própria história”, afirma.

Atualmente, existem no Distrito Federal três CJs, que funcionam em Ceilândia, Estrutural e Samambaia.

As inscrições para as atividades do CJ são feitas no site do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap). Todos os cursos e oficinas ministrados terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas.

Foto: Arte/Divulgação Sejuv

Ter entre 15 e 29 anos e residir no Distrito Federal são os requisitos para participação.

Oficina Cozinha de Sucesso

Com uma abordagem dinâmica e ministrada pelo instrutor cultural e chefe de cozinha Eduardo Henrique, a oficina apresenta uma nova proposta ao promover conteúdo a quem pensa em empreender no ramo da culinária.

Cada módulo terá foco específico, na panificação e nas receitas fit e light. Ambas as modalidades abordarão temas como marketing, precificação, delivery, técnicas básicas de cozinha, higiene, informações sobre embalagens, além de receitas que fazem sucesso e são facilmente comerciáveis.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Empregabilidade

Conduzida pela professora Gabriela Oliveira, a oficina de Empregabilidade tem como objetivo preparar melhor os jovens para os processos seletivos, tirando dúvidas e dando dicas sobre diversos temas relacionados ao ambiente corporativo: marketing pessoal, ética profissional, atendimento ao cliente, atendimento telefônico, negociação, trabalho em equipe, liderança, controle de qualidade, planejamento e empreendedorismo.

*Com informações da Secretaria da Juventude