08/01/2022 às 13:27, atualizado em 09/01/2022 às 14:16

Acolhimento, marca da Casa de Parto de São Sebastião

Mais de 400 bebês nasceram na unidade em 2021, todos pelo procedimento tradicional

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em quase 21 anos de existência, a Casa de Parto de São Sebastião fez mais de 5 mil partos. A humanização é a palavra-chave da unidade de saúde, que tem índice de satisfação de 99%, conforme avaliação do público atendido. Em 2021, foram 433 nascimentos, todos de parto normal e de baixo risco. O local é referência para partos normais de baixo risco para pacientes que residem na Região de Saúde Leste, que engloba São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral.

O casal Luana e Fábio, com Micael e João Miguel: com oito anos de diferença, ambos nasceram na Casa de Parto de São Sebastião | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

Se, para alguns, os últimos dias do ano representam o fim, para outros é apenas o início. João Miguel, por exemplo, nasceu às 22h34 de 29 de dezembro. “O ano começou mais cedo para a gente”, celebra a mãe, Luana Neves, que teve alta da Casa de Parto na manhã do último dia de 2021. “Ele que se antecipou, porque era para nascer só em janeiro, mas quis passar a virada com a gente”, comenta.

[Olho texto=”“Já é um momento naturalmente doloroso, então fazemos de tudo para a mãe ficar à vontade”” assinatura=”Clarisse Maciel, gerente da Casa de Parto São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

No mesmo local, há oito anos, Luana teve Micael. “Foi até nessa mesma sala”, relembra o pai, Fábio da Silva. Para Luana, não havia dúvidas: “Torci muito para não ter complicações e precisar ir para outro lugar, porque eu queria ganhar aqui de novo”, afirma. Agora, é Micael quem carrega o irmão nos braços, levando a família completa para casa. “Estou muito feliz com a chegada dele e vou ajudar a cuidar”, afirma o garoto.

História

O estabelecimento de saúde, inaugurado em 2001, oferece atenção às mulheres durante o pré-parto, parto e puerpério. A equipe é formada por 13 enfermeiros obstétricos e 11 técnicos em enfermagem. A gerente do local, Clarisse Maciel, lembra que o cuidado humanizado é referência.

“Já é um momento naturalmente doloroso, então fazemos de tudo para a mãe ficar à vontade”, explica a gestora. “Quer ouvir música? Colocamos música. Quer fazer exercício, andar, fazer dancinha? Fazemos também”. Clarisse, que também é enfermeira obstétrica, sempre que possível, auxilia em alguns casos.

“Na minha primeira vez, eu estava muito assustada, porque não tinha experiência nenhuma, mas quando cheguei aqui, a equipe foi superatenciosa”, diz Rayssa, de 21 anos, que, em 30 de dezembro, deu à luz Pietro. Em 2017, no mesmo local, ela teve Katleya.

“As enfermeiras são maravilhosas, tranquilizam, conversam, ajudam em tudo, por isso eu quis ter aqui de novo”, conta a jovem. A profissional que amparou Rayssa no nascimento da filha foi a mesma que ajudou no parto de Pietro.

Família completa

Os quatro filhos do casal Mariane e Renato nasceram no local. “Se eu tiver dez filhos, os dez vão nascer na Casa de Parto”, diz Mariane

Já o casal Mariane e Renato tem uma relação ainda mais especial. “Nós somos quase sócios da Casa de Parto”, comentam, entre risos. Ela já teve quatro filhos no local: Miguel, 6 anos, Manuela, 4, Matias, 1 ano e 9 meses, e Murilo, de apenas 13 dias, nascido em 17 de dezembro. “A gente se apaixonou pelo lugar, pelas pessoas, pelo atendimento, pelo tratamento e pela forma como fomos acolhidos”, diz Mariane. Por isso, a família esteve no estabelecimento de saúde no último dia do ano, para visitar os profissionais.

No parto da menina, Mariane quase chegou a ser transferida para o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. Na época, as salas disponíveis na Casa de Parto estavam limitadas. “Eu implorei para a enfermeira me deixar ficar, e foi muito humano o jeito como ela me acolheu”, relembra. Ela ficou com o último espaço disponível.

Estrutura  

A Casa de Parto é reconhecida pelo Ministério da Saúde com o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), que tem como uma das prerrogativas a formação de todos os envolvidos, desde a equipe de segurança até a gerência da unidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O local possui quatro salas amplas equipadas com várias opções para a mãe ter o bebê, como cama, banqueta e, em um dos espaços, uma banheira, para realização de parto na água. No somatório, a instituição funciona como um ambiente acolhedor. Essa característica é que faz Mariane exaltar: “Desde a primeira vez, eu digo que, se eu tiver dez filhos, os dez vão nascer na Casa de Parto”.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde