08/01/2022 às 16:29, atualizado em 09/01/2022 às 10:12

Mutirão contra a covid-19 no Sol Nascente/Pôr do Sol

Carro da Vacina leva cerca de 500 doses disponíveis na rede a moradores do Trecho III, que elogiam o projeto

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O próximo dia 19 marca um ano do início do processo de vacinação contra a covid-19 no DF. Neste intervalo, o Governo do Distrito Federal (GDF) já aplicou mais de 5 milhões de doses, mas ainda existe um déficit de cerca de 200 mil pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. Para buscar esse público, algumas iniciativas estão sendo colocadas em prática, como o Carro da Vacina, que esteve no Sol Nascente neste sábado (8).

Avisada, população local não perdeu tempo e correu para se imunizar | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Das 9h às 17h, uma equipe de 13 pessoas da Secretaria de Saúde (SES) levou cerca de 500 doses dos imunizantes a três pontos do Trecho III do Sol Nascente: Chácara 84, Fazendinha e Condomínio Gênesis. Em todas as bases, foram oferecidas a primeira e a segunda doses e a de reforço. Para chamar a atenção dos moradores, a van que transportava o material de uma localidade a outra anunciava a vacinação por meio de um alto-falante.

[Olho texto=” “A adesão está incrível, as lideranças comunitárias têm nos apoiado e ajudado a mapear e fazer a busca ativa por essas pessoas que precisam das vacinas” ” assinatura=”Sandra Araújo, diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Oeste” esquerda_direita_centro=”direita”]

A autônoma Maria da Penha, 32, ajudou a diminuir o déficit de pessoas não vacinadas no DF na ação itinerante promovida no Sol Nascente. Ela conta que, em função de uma gestação no ano passado, precisou adiar a sua primeira dose. Agora, quatro meses depois de sua bebê ter nascido, ela aproveitou a passagem do serviço itinerante do GDF, imunizou-se e elogiou a iniciativa: “Gostei muito, ajuda as pessoas que não têm como se locomover até os postos de saúde. Fica bem mais fácil”.

Atendimento eficiente

Outra pessoa que também tomou sua primeira dose contra a covid-19 foi a autônoma Bruna Nascimento dos Santos, 20. “Minha vizinha avisou que iria ter a vacinação, e vim logo”, contou. “O atendimento foi ótimo e rápido, trataram a gente superbem.  Agora estou esperando a segunda dose ansiosa. Vai ser bem perto do meu aniversário, e vou me sentir mais segura”.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Oeste, Sandra Araújo, também comemora o sucesso da iniciativa. “São locais de difícil acesso”, pontua. “A intenção é estar dentro do território vacinando as pessoas que não tiveram condições de se deslocar para receber a vacinação. A adesão está incrível, as lideranças comunitárias têm nos apoiado e ajudado a mapear e fazer a busca ativa por essas pessoas que precisam das vacinas”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A aposentada Anália Vieira Santos, 59, aproveitou a passagem do Carro da Vacina perto da sua casa e foi receber sua dose de reforço. “Eu ia começar a arrumar a casa quando ouvi que ia ter a vacinação na rua”, relatou. “Espero que mais pessoas possam se vacinar, porque achei a ideia muito boa”.

De acordo com a SES, a vacinação itinerante contra a covid-19 no Sol Nascente vai continuar nos próximos sábados, incluindo pontos específicos nos trechos I e II. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. O cartão de vacinação não é obrigatório, mas também pode ser levado.