09/01/2022 às 11:28, atualizado em 09/01/2022 às 12:40

Seis quilômetros de calçadas para o Jardim Botânico

Obras prosseguem em vários pontos da cidade, beneficiando mais de 30 mil moradores

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

E o ano no Distrito Federal não poderia começar diferente, com obras espalhadas por todos os lados. No Jardim Botânico, desde o final de novembro de 2021, a região vem sendo beneficiada com novas calçadas. Outras tantas estão sendo reformadas.

A construção e a reforma de calçadas no Jardim Botânico fazem parte de um pacote de serviços para melhorar a acessibilidade da região | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

São aproximadamente 6 km de passeio em locais como Avenida Comercial – principal via da região administrativa -, Estrada do Sol, Dom Bosco e Avenida do Sol. Há pelo menos 17 anos, a comunidade local esperava pela demanda.

Trechos de calçamento também estão sendo executados nos setores Altiplano Leste, Habitacional Jardim Botânico 3 e Jardins Mangueiral, somando R$ 750 mil de investimentos vindos de emendas parlamentares dos distritais Daniel Donizet e Robério Negreiros, além de verba da própria administração local.

[Olho texto=” “Achei ótimo ver o governo trabalhando no primeiro dia útil do ano em prol da comunidade local. Essa calçada será ótima, mais uma opção segura para fazer cooper”” assinatura=”Vilma de Araújo Ramos, moradora” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a Administração Regional do Jardim Botânico, cerca de 30 mil moradores serão beneficiados com as obras. As ações fazem parte de um pacote de serviços para melhorar a acessibilidade da região. “São obras realizadas pensando no bem-estar da população”, destaca o administrador da cidade, Janio Rodrigues dos Santos, que enumera os trabalhos feitos: “Calçadas com acessibilidade, proporcionando maior segurança e comodidade aos usuários e garantindo maior mobilidade para quem as utiliza. Também não deixa de ser uma forma de incentivar a ocupação dos espaços urbanos, com segurança e de forma saudável”.

Ao todo, 30 homens trabalham em vários pontos do Jardim Botânico. Nesta semana, o passeio da Avenida Comercial começou a receber concretagem. Foram mais de 60 toneladas de concreto despejado no local. Seis homens concentraram os serviços no trecho de mais de 2 km de extensão e 1,5 m de largura.

Para o funcionário púbico Cézar Guimarães, as ações executadas na cidade representam qualidade de vida

“Comecei o ano com uma caminhada básica e nem tinha percebido as obras direito”, comenta a psicóloga aposentada Vilma de Araújo Ramos, 65 anos, há 28  moradora do Jardim Botânico. “Achei ótimo ver o governo trabalhando no primeiro dia útil do ano em prol da comunidade local. Essa calçada será ótima, mais uma opção segura para fazer cooper.”

Para o funcionário púbico Cézar Guimarães, 59 anos, a reforma e a construção de novas calçadas na cidade representam qualidade de vida. “Já tem um bom tempo que venho acompanhado essa obra, era necessário porque a calçada antiga aqui da Avenida Comercial estava toda trincada, era até perigoso para o pessoal fazer caminhada”, observa.

Moradora do Jardins Mangueiral, Uélida Martins de Souza, 47 anos, agradece as calçadas construídas no setor. Comenta que são obras de mobilidade e acessibilidade importantes para os cadeirantes. “Esse pessoal será beneficiado com certeza, vai trazer mais dignidade”, avalia. “Precisamos de calçadas para nos deslocarmos com segurança”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, Uedson Barros Cruzeiro salienta a importância desse tipo de serviço para idosos e pessoas com deficiência. “São as mais prejudicadas com calçadas mal planejadas, são obras de relevância ímpar para a mobilidade nos bairros da cidade, pois são elas que nos conduzem ao trabalho, para nossa casa”, pondera.