10/01/2022 às 11:35, atualizado em 10/01/2022 às 11:36

Agilidade no descarte de resíduos da construção civil

SLU investiu na automatização da pesagem dos caminhões resultando em rapidez, menos tempo de espera e, consequentemente, filas menores

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A partir deste mês, os transportadores de Resíduos da Construção Civil (RCCs) terão mais agilidade para descartar na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE). O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) investiu na automatização do processo de pesagem que vai proporcionar mais rapidez, menos tempo de espera e, consequentemente, menos filas.

Desde abril de 2018, todos os transportadores de RCC devem estar cadastrados no Sistema de Gestão de Resíduos do SLU e emitir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) a cada viagem para descartar na URE. Cerca de 800 caminhões de transportadores de RCC passam pelas quatro balanças da URE e cada motorista, na hora da pesagem, tem que informar para o balanceiro a placa, o tipo de resíduo, a origem da demanda e o número do CTR. Todo esse trâmite leva tempo e acaba refletindo na fila de espera.

“Com essa automatização, o motorista vai passar essas informações pelo celular antes do atendimento. Quando o caminhão chegar na balança, a câmera vai ler a placa dele e o sistema terá acesso às informações que o motorista acabou de digitar pelo celular. O balanceiro só vai capturar o peso e registrar a entrada”, explicou o analista de Tecnologia da Informação do SLU, Lucival Nunes.

Cerca de 800 caminhões de transportadores de RCC passam pelas quatro balanças da URE

A servidora Maria das Dores Santos atua como balanceira da URE desde 2019 e não vê a hora do sistema entrar em operação.

“Pelas câmeras podemos ver a placa, o tipo de carga, mas o motorista ainda precisa descer e passar algumas informações. Com esse novo sistema vai facilitar o nosso trabalho e dos motoristas também”, disse Maria.

Para que os usuários possam se ambientar com o novo sistema, o SLU preparou dois vídeos com o tutorial tanto para os motoristas, quanto para os responsáveis nas empresas pelo cadastramento do token nas placas. O token é uma espécie de contrassenha que será utilizado juntamente com a placa para que os motoristas possam acessar o aplicativo de destino rápido e indicar as CTRs que serão utilizados na URE.

Acesse os vídeos abaixo e acompanhe o passo-a-passo para entrar no sistema:

Tutorial para motoristas

Tutorial para responsáveis pelo cadastramento do token

* Com informação do SLU