11/01/2022 às 15:04

Projeto Mulheres Criativas cria 1.000 vagas em cursos

Inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (17) e são exclusivas para moradoras do DF

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Com termo de fomento de R$ 830 mil gestado na Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a instituição Cresce DF, Mulheres Criativas aposta no empreendedorismo feminino para capacitar, ao menos, 1.000 mulheres residentes do Distrito Federal. São dez cursos gratuitos com 40 horas formativas. O projeto gera 50 empregos diretos e 100 indiretos. Inscreva-se aqui.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube do projeto, os cursos oferecidos são para formação de influencer, confeitaria artística, designer de sobrancelhas, estética, design de moda, penteados artísticos, maquiagem, decoração, fotografia e criação de lojas virtuais.

A iniciativa nasceu da observação e pesquisa da Associação Cresce-DF ao perceber a defasagem formativa de mulheres, em comunidades vulneráveis, no mercado da economia criativa, em setores como moda e comunicação.

Os cursos começam dia 17 de janeiro e seguem até 30 de abril. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda (17) e são exclusivas para moradoras do DF.

Garantem certificado e única exigência é de que a participante tenha, no mínimo, 16 anos. No entanto, pessoas de qualquer parte do mundo podem assistir às aulas pela plataforma.

“É uma percepção de mercado em cursos estratégicos e no formato online para mulheres de todas as idades. Da formação de influencer à criação de lojas virtuais, passando por estética e design de moda, vamos oferecer uma capacitação dividida em dois módulos: básico e específico”, conta Everson Belarmino, um dos coordenadores do projeto.

Ao final, Everson acredita que mais de 1.000 mulheres estarão treinadas, já que a plataforma YouTube tem livre acesso, fortalecendo assim o empreendedorismo feminino na capital federal.

“Somos uma rede que tem muitos contatos e vamos disponibilizar o banco de mulheres para empresas parceiras. Acreditamos muito que as mulheres participantes poderão alcançar a sua autonomia socioeconômica e desenvolver novas habilidades profissionais”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Everson conta que a gravação das aulas ficará disponível para todas as alunas que poderão assistir novamente e também revisar conteúdos.

“Além disso, ao decorrer do projeto, terá disponível um estúdio móvel onde serão realizados 13 programas de podcasts com a presença de mulheres criativas das suas respectivas comunidades, que contarão suas experiências, histórias de mulheres de superação, de garra e inspiração”, adianta.

Serviço

Mulheres Criativas

Execução: 17 de janeiro a 30 de abril de 2022

Informações: (61) 98143-5757

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa