18/01/2022 às 17:41, atualizado em 07/03/2022 às 12:50

Mais que Vencedor vai preparar alunos para o Enem e o PAS

Programa da Sejuv, em parceria com o Sesi-DF, tem o objetivo de atender a 4 mil jovens de 15 a 29 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A metodologia educacional do Sesi vai permitir que essas pessoas tenham melhores condições para concorrer em provas de acesso ao ensino superior. Esta é uma oportunidade que atenderá a grande número de alunos”” assinatura=” – Marco Secco, superintendente do Sesi-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Jovens de 15 a 29 anos ganham uma nova ferramenta para se prepararem de forma gratuita para as provas de acesso ao ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Trata-se do Mais que Vencedor, programa fruto do convênio entre a Secretaria de Juventude (Sejuv) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) do DF.

A meta é atender a 4 mil jovens, em aulas presenciais e on-line. São 2 mil vagas destinadas para a unidade do Sesi no Gama, 1,5 mil para a de Taguatinga e 500 para a de Sobradinho. O programa Mais que Vencedor é executado por meio da destinação de emenda do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

As aulas virtuais ao vivo terão início em 28 de fevereiro, pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. O foco serão as matrizes de referência das quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; linguagem e suas tecnologias; ciências humanas e sociais; e matemática e suas tecnologias.

A modalidade presencial ocorrerá a partir de setembro, com aulas preparatórias para redação, também de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola Sesi-DF escolhida na pré-inscrição.

[Olho texto=”“Ingressar em uma faculdade ou se preparar de forma digna para prestar tanto o vestibular quanto os exames que permitam a entrada em uma instituição de nível superior ainda é uma realidade distante para inúmeras famílias. Então, foi com esse propósito que empenhamos nossos esforços para que esse projeto acontecesse”” assinatura=” – Luana Machado, secretária da Juventude” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os alunos receberão material didático que abrangerá os conteúdos programáticos previstos para os processos seletivos Enem e PAS.

“A metodologia educacional do Sesi vai permitir que essas pessoas tenham melhores condições para concorrer em provas de acesso ao ensino superior. Esta é uma oportunidade que atenderá a grande número de alunos”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

Para Luana Machado, secretária de Juventude do Distrito Federal, a execução do projeto é motivo de comemoração: “Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas e esse projeto é mais uma oportunidade de fomentar o acesso dos nossos jovens ao ensino superior”, afirma a secretária.

“Ingressar em uma faculdade ou se preparar de forma digna para prestar tanto o vestibular quanto os exames que permitam a entrada em uma instituição de nível superior ainda é uma realidade distante para inúmeras famílias. Então, foi com esse propósito que empenhamos nossos esforços para que esse projeto acontecesse. E é com muito orgulho e gratidão que compartilhamos mais essa novidade da nossa secretaria”, celebra Luana Machado.

Serviço

As pré-inscrições para o projeto Mais que Vencedor ocorrerão até 9 de fevereiro, em duas fases, pelo site do Sesi-DF.
– 1ª fase – Alunos ou egressos do ensino médio de escolas públicas: de 17 a 26 de janeiro;
– 2ª fase – Alunos ou egressos do ensino médio de escolas particulares e de escolas públicas: de 31 de janeiro a 9 de fevereiro

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A classifi­cação será por ordem de pré-inscrição. Os candidatos classifi­cados serão convocados em lista divulgada na página do Sesi-DF na internet e receberão por e-mail com as datas para efetivação da matrícula na Central de Atendimento ou na secretaria escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Caso o candidato não entregue a documentação dentro do prazo, perderá a vaga.

São documentos necessários para matrícula (originais e cópias):
– Declaração de escolaridade original (para candidatos cursando da 1ª à 3ª séries do ensino médio)
– Cópia do histórico escolar (para candidatos concluintes do ensino médio)
– RG e CPF (no caso de menores de idade, é necessário apresentar também o RG e CPF do responsável legal)
– Comprovante de residência

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

*Com informações da Sejuv-DF