18/01/2022 às 10:08, atualizado em 18/01/2022 às 14:10

O amor está no ar, e a natureza agradece

Macho e fêmea de urso-de-óculos se conhecem no Zoo de Brasília e, com orientação de especialistas, podem contribuir para a conservação da espécie

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Equipe técnica do zoo monitora o processo de aproximação de Liz e Ney” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As expectativas estão altíssimas para o novo casal do pedaço: Liz e Ney. Esses são os dois ursos-de-óculos do Zoológico de Brasília que já estão no processo de adaptação para uma vida a dois. Ney vive no Zoo desde 2017, e Liz chegou recentemente, em dezembro do ano passado, com a importante missão de contribuir para a conservação da espécie, considerada ameaçada de extinção. O processo de aproximação entre os dois indivíduos pode durar meses, dependendo do comportamento de cada indivíduo, e ocorre sob monitoramento integral da equipe técnica do zoo.

Liz chegou em dezembro do ano passado, diretamente do Zoológico de Salvador | Foto: Welington Coelho/Zoológico de Brasília

Estima-se que existam menos de 20 mil indivíduos desta espécie no ambiente natural. Ursos-de-óculos são considerados vulneráveis, de acordo com a Lista Vermelha Internacional de Espécies Ameaçadas. Isso torna o animal dependente de esforços pela sua conservação. Por isso, Liz e Ney têm um grande propósito pela frente: integrar o programa internacional de conservação para a espécie. Liz cumpriu 42 dias de quarentena, seguidos de exames realizados pelos veterinários do zoo para, finalmente, começar a ser apresentada ao seu simpático companheiro Ney.

Morador do Zoo de Brasília há cinco anos, Ney calcula cada passo para conquistar a nova companheira | Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

A aproximação de animais como ursos, onças, leões e tigres deve ser feita de forma cuidadosa e cautelosa, de tal maneira que a equipe técnica fique de prontidão para intervir se a situação ultrapassar a normalidade. Trata-se de um protocolo de segurança seguido por diversos zoológicos ao redor do mundo com o objetivo de preservar a integridade física e a saúde dos animais.

Liz e Ney convivem na área externa do recinto durante o dia, com seu comportamento sendo monitorado pelos cuidadores e pela equipe da Gerência de Bem-Estar Animal; à noite, os animais são separados. Mas essa separação ocorre somente durante a fase de aproximação. Depois disso, a expectativa é que os dois já se acostumem com a ideia de viver em par. A aproximação está dentro do esperado, e Liz e Ney respeitam o espaço um do outro.

Urso-de-óculos

Conhecido como “ukumari” pelos antigos incas, o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é a única espécie de sua família na América do Sul. Esse animal, que pode atingir 2 m de comprimento e pesar 200 kg, é um habitante das florestas, charnecas e pradarias semiáridas nas encostas da Cordilheira dos Andes.

Apesar de estimativas mostrarem cada vez menos desses indivíduos em natureza, devido à grande ameaça da caça ilegal e destruição do habitat, o urso-de-óculos se reproduz bem em cativeiro. Há um programa de conservação entre várias instituições ao redor do mundo.

Os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a “máscara” de pelos brancos ao redor dos olhos mais desenvolvida, daí o nome urso-de-óculos. Essa “máscara” se estende da face até o ventre, sendo a pelagem espessa e totalmente negra no resto do corpo.

*Com informações do Zoológico de Brasília