19/01/2022 às 20:23, atualizado em 20/01/2022 às 09:47

Bombeiros passarão a contar com centro de formação mais moderno

O novo espaço poderá abrigar militares em diferentes formações simultâneas, com maior número de salas em dois blocos com dois pavimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), será construído em um terreno de 290.584,20 m2, no Setor Policial Sul. O equipamento terá área construída de 5.850,78 m², divididos em dois pavimentos, com 28 salas de aula.

A previsão é que a edificação fique pronta em 15 meses. O lançamento da pedra fundamental para construção da nova unidade de treinamento dos militares ocorreu nesta quarta-feira (19). O valor do investimento é de R$ 16,3 milhões, recursos repassados pelo governo federal.

O espaço será dividido em dois blocos com dois pavimentos cada e conta com novidades: um laboratório de informática, refeitório, lanchonete, dois vestiários, 15 banheiros adaptados, área de convívio, pátio de treinamento e 300 vagas para veículos, assim como garagem para viaturas | Reprodução: CBMDF

[Olho texto=”Novo centro terá aberturas para aproveitar a iluminação natural e espaços ventilados para evitar o uso do ar-condicionado, além de sistema de reúso de água e energia fotovoltaica” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A construção desta unidade é mais um investimento do Governo do Distrito Federal na segurança pública local. A nova unidade vai impactar diretamente a qualidade da formação dos praças e a valorização deles como profissionais, com um ambiente ainda mais adequado para ofertar diversos cursos, como de qualificação e aperfeiçoamento dos militares”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Além disso, terá impactos nos serviços prestados à população.”

O espaço será dividido em dois blocos com dois pavimentos cada e conta com novidades: um laboratório de informática, refeitório, lanchonete, dois vestiários, 15 banheiros adaptados, área de convívio, pátio de treinamento e 300 vagas para veículos, assim como garagem para viaturas. O Cefap também terá alojamentos, academia, ala exclusiva para instrutores e pátio de formatura.

O lançamento da pedra fundamental para construção da nova unidade de treinamento dos militares ocorreu nesta quarta-feira (19) | Foto: Paulo H. Carvalho

“São instalações amplas, um prédio desenhado e projetado para atender anseios dos bombeiros e, com isso, dar ainda mais qualidade no ensino”, reforça o comandante-geral em exercício, coronel Edimar Hermógenes.

O novo espaço poderá abrigar militares em diferentes formações simultâneas. “Com um número de salas maior do que o atual centro, poderemos realizar diferentes qualificações ao mesmo tempo e em estrutura bastante eficiente”, comenta o comandante do Cefap, tenente-coronel Cléber Moura.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Sustentabilidade

Além de modernidade e tecnologia, a edificação será sustentável. O prédio terá aberturas para melhorar a iluminação natural e diminuir a artificial e espaços ventilados para evitar o uso do ar-condicionado, além de árvores na fachada para combater a insolação direta, sistema de reúso de água e energia fotovoltaica.

*Com informações do CBMDF