19/01/2022 às 16:24

Começa vacinação de crianças com idade entre 8 e 10 anos

São 18 postos com imunizantes para o público infantil em operação nesta quarta-feira (19); veja onde há aplicação de doses

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O casal Pedro e Andréia Batista Palácio comemoraram a aplicação da vacina no filho Leonardo. “Vacinas salvam vidas”, reforçou a mãe do garoto de 9 anos | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A manhã foi de movimento infantil nas unidades básicas de saúde com o início da vacinação contra a covid-19 para quem tem  de 8 a 10 anos. A Secretaria de Saúde ampliou o público-alvo da campanha após a chegada de mais 16,3 mil doses pediátricas da vacina Pfizer-BioNTech na terça-feira (18).

Em 18 pontos de vacinação, é possível vacinar os pequenos contra o coronavírus. A imunização continua para quem tem 11 anos, ou entre 5 e 7 anos e possui alguma comorbidade ou deficiência.

[Olho texto=”“Estou muito feliz de ter finalmente vacinado nosso filho. Aguardamos muito esse momento”” assinatura=”Pedro Batista Palácio, pai do pequeno Leonardo Batista Palácio, de 9 anos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Logo no primeiro dia que abriu a vacinação para a nova faixa etária, o pequeno Leonardo Batista Palácio, de 9 anos, compareceu à UBS 1 do Cruzeiro acompanhado dos pais, a professora Andréia Batista Palácio, de 46 anos, e o marido Pedro Batista Palácio, de 40 anos. “Estou muito feliz de ter finalmente vacinado nosso filho. Aguardamos muito esse momento”, comemora o pai. “Vacinas salvam vidas. Vacina sim!”, completa a mãe.

Também na UBS 1 do Cruzeiro, Sebastião Clemente Carneiro Neto, 48 anos, funcionário público, levou o filho Marcus Vinicius Freitas Carneiro, de 8 anos, para receber sua dose e fez um apelo para que os pais levem as crianças às salas de vacina. “Temos uma responsabilidade social muito grande como pais”, enfatiza.

A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS) do Cruzeiro recebeu uma grande quantidade de pais e crianças no primeiro dia de aplicação das vacinas no público infantil

Emoção

Na UBS 1 do Guará, o clima era de emoção. Para a família de Kamile de Oliveira dos Santos Paixão, de 43 anos, o sentimento veio em dose tripla. Isso porque os três filhos da pesquisadora receberam o imunizante. Matheus Felipe Figueiredo de Oliveira Paixão, 11 anos, vacinou ainda no domingo (16), primeiro dia de campanha para o público infantil. Os irmãos de Matheus, Mariana e Marcelo Figueiredo de Oliveira Paixão, 9 e 8 anos, respectivamente, foram vacinados nesta quarta (19). “Os três estão vacinados. Só agradecer a Deus e ao SUS”, disse a mãe, Kamile, com a voz embargada.

A ampliação da faixa etária para a vacinação do público infantil alcança um número superior a 115 crianças no Distrito Federal

Atuando na linha de frente, a fisioterapeuta Joyce Oliveira aguardou muito o momento de poder vacinar os dois filhos: Felipe Oliveira, 10 anos, e Isabela Oliveira, 8 anos. Ambos tomaram a vacina nesta quarta na UBS 1 do Guará. “Esperamos dois anos por isso. O coração está cheio de alegria”, compartilha Joyce.

De acordo com dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), no DF vivem 115.428 crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. Na faixa de 11 anos, são 40.094.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, é preciso apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica, de acordo com a lista de comorbidades indicadas como prioridade. Crianças que tenham tomado outras vacinas recentemente devem esperar 15 dias para receber o imunizante contra a covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Após a vacinação, é importante esperar 20 minutos no local para observação. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deverá ser de oito semanas para o público infantil entre 5 e 11 anos. Caso a criança complete 12 anos durante o intervalo, ela deverá seguir na vacinação infantil.

A Secretaria de Saúde aguarda o recebimento previsto de mais 39,9 mil doses até o fim do mês. Em fevereiro, a previsão é da chegada de outras 94,5 mil doses e, no mês de março, 109 mil vacinas.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF