24/01/2022 às 15:01, atualizado em 24/01/2022 às 15:08

Novo sistema unifica dados relativos à governança em estatais

Sob gestão da Secretaria de Economia, Sistema Integrado de Governança das Estatais (Sige) subsidiará a tomada de decisões

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Governo do Distrito Federal instituiu, nesta segunda-feira (24), o Sistema Integrado de Governança das Estatais (Sige). A ferramenta vai unificar as informações relativas à governança corporativa das empresas estatais do Distrito Federal e subsidiará a tomada de decisões do acionista majoritário.

A novidade foi regulamentada pelo Decreto nº 42.937, de 21 de janeiro de 2022, que traz os parâmetros de funcionamento do Sige. De acordo com a norma, caberá à Secretaria de Economia (Seec) ser o órgão gestor do sistema. A pasta será responsável pela supervisão, controle, adequação, manutenção e padronização do Sige.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O sistema contará com quatro módulos distintos: cadastro, relatórios, índice de governança e business intelligence. Eles conterão informações sobre dados financeiros, orçamentários e de pessoal, qualidade da governança e análise da performance das estatais.

Com a publicação do decreto e a regulamentação do sistema, as empresas estatais deverão alimentar e atualizar os dados do Sige, de acordo com os prazos definidos pela Seec. Para isso, a secretaria editará atos complementares para o fiel cumprimento da norma.

*Com informações da Secretaria de Economia