Fale com o Governo Ações em Destaques

25/1/22 às 10:35, Atualizado em 25/1/22 às 10:45

Avenida Vereda da Cruz passa por recapeamento

Reivindicação antiga dos moradores, serviço vai beneficiar mais de 60 mil veículos que trafegam pelo local diariamente

Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

“É uma obra importante porque não atende apenas os moradores da cidade, mas toda a região” Telma Rufino, administradora de Arniqueira

O GDF está trabalhando no recapeamento asfáltico de 2 km na sinuosa Avenida Vereda da Cruz, localizada entre Águas Claras e Arniqueira. Os trabalhos iniciados na pista beneficiarão cerca de 60 mil veículos que trafegam pela região.

Por ser também uma das vias de acesso dos moradores da região ao Pistão Sul, em Taguatinga, a rua recebe, diariamente, um fluxo pesado que transformou o trecho em uma maçaroca de buracos, ondulações e declives. Por conta disso, acidentes no local eram recorrentes.

Trabalhos compreendem duas etapas, para restaurar uma via de intenso movimento | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Trata-se de um pedido da comunidade”, explica a administradora de Arniqueira, Telma Rufino. “São 15 anos de espera, e é uma obra importante porque não atende apenas os moradores da cidade, mas toda a região próxima a Arniqueira, como Taguatinga, Park Way, Águas Claras. É a obra mais importante dentro da cidade, pois os carros passavam por aqui e ficava tudo trepidando. Quando concluída, vai ficar uma maravilha.”

Os serviços, avaliados em R$ 400 mil, estão sendo executados com recursos da Novacap e divididos em duas etapas. Enquanto uma das faixas é recuperada, a outra fica livre para passagem de carros. Depois os trabalhos serão invertidos para os reparos da pista no sentido contrário. Para garantir que essa logística seja executada sem interromper o trânsito, uma equipe do Detran-DF já está atuando no local.

Ao todo, 15 homens trabalham na avenida com uso de máquinas pesadas e muita movimentação de caminhões. A expectativa é que uma média de 120 toneladas de massa asfáltica seja usada diariamente na recuperação da via.

População aprova

Dona de um comércio no coração da avenida, Clara Figueiroa, 45 anos, destaca a importância do recapeamento: “Com o asfalto arrumado, sem buraco, vai facilitar o trânsito por aqui. Há anos pedíamos por essa melhoria. A obra vai não apenas valorizar esse trecho da cidade, mas tornar mais dinâmica a circulação de todos”, emenda.

Quem também comemora a ação é o empresário Aílton Alencar dos Reis, 56 anos, morador de um dos condomínios residenciais cuja entrada fica na Vereda da Cruz. “Além de qualidade de vida, a melhoria do asfalto vai trazer mais segurança para todos que transitam pelo local”, afirma.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, a obra de recapeamento desse trecho importante entre Águas Claras e Arniqueira vai levar mais dignidade não apenas aos moradores, mas a quem usa a via para ir para outros pontos do DF. “A Novacap estabeleceu um forte ritmo de trabalho para recuperar vias no DF”, comenta. “Estamos muitos felizes e satisfeitos, juntamente com a Administração Regional de Arniqueira, de realizar mais essa obra de melhoria na cidade”.

 

Últimas Notícias