25/01/2022 às 18:40, atualizado em 25/01/2022 às 18:42

Quadras do Sudoeste ganham 267 novas luminárias de LED

Realizada pela CEB Ipes com apoio da administração regional, instalação teve um investimento de cerca de R$ 215 mil

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Sudoeste, Octogonal e SIG já contam com mais de 900 luminárias de LED | Foto: AR Sudoeste/Octogonal

A CEB Ipes finalizou a instalação de 267 novas luminárias de LED na região do Sudoeste. Foram 131 lâmpadas na CCSW 1 a 5 e 136 na SQSW 101. A eficientização contou com o apoio da Administração Regional do Sudoeste/Octogonal e teve um investimento de cerca de R$ 215 mil.

São inúmeras as melhorias com a substituição das luminárias convencionais por LED, como maior visibilidade nas vias durante a noite, menor consumo de energia, baixo custo de manutenção com menos trocas e menor custo de mão de obra, tecnologia mais resistente, não prejuízo ao meio ambiente, rápido acendimento, além do aumento da
sensação de segurança para os moradores e frequentadores da região.

Na prática, os moradores já sentem as vantagens da troca das lâmpadas. “A comunidade está muito satisfeita com o resultado. A SQSW 101 tem uma quadra poliesportiva, espaço utilizado inclusive para aulas de futebol e tênis para adultos e crianças. Dessa forma, é fundamental a iluminação adequada para melhor visibilidade e boa prática esportiva à noite”, explica Maira Coelho Silva, prefeita comunitária da SQSW 101 do Sudoeste.

[Olho texto=”“Fico muito feliz com a substituição que está sendo feita no Sudoeste. Eram pontos escuros e que precisavam dessa luminosidade”” assinatura=”Reginaldo Sardinha, deputado distrital” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para Diego Pacheco, morador da CCSW, a troca das luzes foi um diferencial. “Agora caminhamos em ruas perfeitamente iluminadas e com um sistema novo e moderno”. Ele ainda afirma que a novidade gera uma sensação de segurança e bem-estar. Segundo a administradora regional do Sudoeste/Octogonal, Walkiria Garcia, os moradores do Sudoeste ganham muito com a substituição das lâmpadas.

“Além da iluminação de LED ser uma benfeitoria que tem grande impacto na sensação de segurança da comunidade, é mais moderna e gera maior visibilidade aos motoristas e aos pedestres, além de uma grande economia e menos impacto ao meio ambiente”, explica.

De acordo com o deputado distrital Reginaldo Sardinha, autor da emenda parlamentar destinada à troca da  iluminação, a população do Sudoeste ganha muito recebendo as novas luminárias de LED. “Elas representam para a população mais segurança, economia e sustentabilidade. Então, fico muito feliz com a substituição que está sendo feita no Sudoeste. Eram pontos escuros e que precisavam dessa luminosidade”, afirma Sardinha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, a iluminação de LED tem melhorado a qualidade de vida de muitas comunidades. “As pessoas estão fazendo mais atividades físicas à noite, o comércio tem funcionado melhor e as pessoas estão se sentindo mais seguras nos estacionamentos e paradas de ônibus.”

A região administrativa do Sudoeste/Octogonal e SIG já conta com mais de 900 luminárias de LED localizadas nos arredores do campo esportivo da SQSW 304, na Quadra 8 do Setor Indústrias Gráficas (SIG), no Sudoeste Econômico, na Primeira Avenida, na SQSW 300, e agora, na CCSW 1 a 5 e SQSW 101.

*Com informações da Administração Regional do Sudoeste/Octogonal e SIG