26/01/2022 às 11:16, atualizado em 26/01/2022 às 11:17

Sai resultado de bolsas de estudo para sociedade civil

Publicação apresenta classificação geral dos candidatos ao programa instituído pelo GDF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na edição desta quarta (26) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), um dos destaques é a publicação do resultado provisório dos candidatos às vagas destinadas à sociedade civil pelo Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, da Secretaria de Economia (Seec). As bolsas se destinam a egressos das escolas públicas do DF.

Resultado provisório abrange os candidatos da sociedade civil; próxima etapa será a divulgação das vagas para servidores do GDF | Arte: Divulgação/Egov

O resultado apresenta a classificação geral dos candidatos inscritos, com o devido chamamento para apresentar os documentos complementares, que fazem prova da declaração de hipossuficiência de renda, conforme previsto no edital.

[Olho texto=”“O governador Ibaneis Rocha acompanhou pessoalmente a reestruturação do programa, a fim de ampliar a oportunidade de inclusão social e a ascensão na educação dos candidatos da sociedade civil” ” assinatura=”Juliana Tolentino, diretora executiva da Egov” esquerda_direita_centro=”direita”]

Também estão listados os candidatos desclassificados por não cumprirem as exigências do certame. Com a publicação, abre-se ainda o prazo para interpor recurso, em formulário próprio, solicitando revisão ou recontagem de pontos.

Ao todo, o sistema de inscrições recebeu quase 4 mil visitas de candidatos da sociedade civil. Desse total, 153 inscrições finalizadas com todos os documentos solicitados foram habilitadas para a apuração. Essas inscrições concorrem a 57 vagas de bolsas de estudo, do total das 100 oferecidas nesta edição do programa.

Atualmente, 373 alunos contemplados em edições anteriores estão tendo a oportunidade de cursar o ensino superior de forma totalmente gratuita. A diretora executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino, lembra que o resgate do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos foi uma das primeiras entregas da atual gestão do GDF: “O governador Ibaneis Rocha acompanhou pessoalmente a reestruturação do programa, a fim de ampliar a oportunidade de inclusão social e a ascensão na educação dos candidatos da sociedade civil do DF”.

Após a divulgação do resultado final, o UDF receberá ofício com a relação dos contemplados para cada curso. O procedimento de ingresso e matrícula no curso superior é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá seguir as exigências da instituição de ensino. Na próxima semana, a comissão divulgará os resultados das vagas destinadas aos servidores e empregados públicos. A apuração está em curso.

O programa

O Programa de Concessão de Bolsas de Estudo junto ao UDF existe desde o final da década de 1960 e vem sendo aprimorado a cada edição, a fim de garantir oportunidade de acesso totalmente gratuito ao ensino superior. Atualmente, a gestão do programa é da Seec.

Nesta edição, referente ao primeiro semestre deste ano, as bolsas são destinadas aos servidores públicos efetivos e aos empregados do DF e, também, à sociedade civil. Para esse último grupo, é necessário, além da comprovação de hipossuficiência de renda, ter cursado os três anos de ensino médio na rede pública de ensino do DF, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 com média mínima de 500 pontos no exame das provas objetivas e nota mínima de 500 pontos na redação.

Para acessar os resultados, o formulário de recursos e mais informações sobre o Programa de Bolsas de Estudos da Seec, clique aqui.

O formulário de recurso deverá ser encaminhado para o e-mail recursoudf.egov@economia.df.gov.br, dentro do prazo estabelecido. .

*Com informações da Escola de Governo do DF