01/02/2022 às 11:37, atualizado em 01/02/2022 às 14:21

Deck Sul ganha mais luminosidade e segurança

Ações de manutenção da CEB Ipes ajudam a promover um ambiente saudável para a população

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Dando continuidade à manutenção estratégica que a CEB Ipes vem executando em todo o Distrito Federal, as equipes da companhia estiveram recentemente no Parque Deck Sul, localizado na L4 Sul, e reformaram toda a iluminação pública do espaço, contribuindo para que a população desfrute do local com maior luminosidade.

Nova iluminação assegura mais tranquilidade aos frequentadores e valoriza o lugar  | Foto: Gilberto Alves/Caesb

“Agora, a noite parece dia”, comemora o skatista e designer Murilo Junqueira,36 a nos, usuário frequente do Deck Sul. “Eu sempre venho andar de skate aqui, e agora a iluminação vai permitir que eu fique até bem mais tarde.”

As equipes fizeram o reparo de um curto-circuito nos cabos de alimentação de iluminação pública entre as pistas de skate e de caminhada na orla do lago, a substituição de sete luminárias queimadas e a revisão nos quadros de comando com a troca de três contatoras (dispositivos que permitem o acionamento de cargas para as quais são exigidas correntes maiores).

O trabalho de manutenção atende a vários objetivos, como aumentar a sensação de segurança da população e estimular a ocupação dos espaços públicos pela sociedade no período noturno, horário em que muita gente se encontra, socializa e pratica atividades físicas ao ar livre.

Vigilância 

O Deck Sul já foi alvo de vandalismo, com o furto de 13 luminárias de LED, 13 curvas de aço de postes e 800 m de cabo, além da depredação de um poste de aço e da tubulação que fica sob o deque. Os prejuízos foram estimados em R$ 80 mil.

A ação da CEB Ipes de manter constante a manutenção e a vigilância da iluminação desses espaços públicos contribui para a maior frequência de pessoas nos locais, desestimulando a ocorrência de furtos dos equipamentos como cabos de cobre, luminárias e postes.

“Temos realizado um intenso trabalho de manutenção nos pontos com maior fluxo de pessoas e veículos, bem como nos monumentos da nossa capital federal”, afirma o presidente da CEB, Edison Garcia. “A iluminação pública é um instrumento de cidadania que tem o poder de melhorar a qualidade de vida da população.”

*Com informações da CEB Ipes