01/02/2022 às 19:51, atualizado em 01/02/2022 às 21:31

DF Livre de Carcaças volta às ruas de Taguatinga

Moradores elogiaram primeira ação de 2022 do programa, que já retirou 767 veículos abandonados no Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A operação DF Livre de Carcaças foi retomada nesta terça-feira (1º), começando por Taguatinga. Com a ação desta terça, a região contabiliza 77 carcaças recolhidas desde que a operação foi iniciada, há quase dois anos. Em todo o Distrito Federal, o total de carros abandonados retirados das ruas chega a 767.

Os carros recolhidos são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER-DF, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial | Fotos: Ascom/SSP-DF

Durante a ação, as equipes atuantes na operação chegaram até a ser aplaudidas pela população ao retirar o material abandonado das ruas. O morador da QI 24, de Taguatinga Norte, Fernando Costa, por exemplo, comemorou a retirada de uma carcaça que estava no estacionamento do condomínio em que reside.

[Olho texto=”“Além de ser uma ação essencial para contribuir com o aumento da sensação de segurança da população, a operação é muito efetiva no combate à dengue”” assinatura=”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Ficamos muito satisfeitos com a remoção de veículos abandonados, pois inibe o tráfico de drogas e é essencial para a promoção da saúde da população próxima”, ele explica.

Também moradora de Taguatinga Norte, Lúcia Bezerra concorda com ele e aponta outros problemas advindos das carcaças: “É muito ruim dividirmos as ruas com esses carros abandonados, que muitas vezes acumulam água e tornam-se criadouros para mosquitos da dengue. Além disso, sem eles, nossa cidade fica muito mais bonita”, explica Lúcia.

Conscientização

A DF Livre de Carcaças já ocorreu na maior parte das regiões administrativas. O trabalho de conscientização realizado durante a operação é pontuado pelo coordenador dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Marcelo Batista.

A DF Livre de Carcaças já ocorreu na maior parte das regiões administrativas

“O efeito tem sido muito positivo, pois fazemos também um trabalho de conscientização da população. Com isso, em muitos lugares, moradores já retiram os materiais das ruas quando chegamos. Hoje, por exemplo, o objetivo era retirar 20 carros abandonados, mas durante a ação, os donos retiram o material e os colocam em local adequado, após conversarmos sobre a importância de não deixá-los expostos”, relata Batista.

A proximidade com a população por meio dos Consegs facilita a identificação dos materiais nas ruas. Além disso, a DF Livre de Carcaças conta com o apoio da comunidade, que envia a localização das carcaças, e das administrações regionais.

Os carros recolhidos são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER-DF, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.

Trabalho conjunto

Sob coordenação da SSP-DF, a DF Livre de Carcaças reúne as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, Detran-DF, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde, Novacap e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

[Numeralha titulo_grande=”767″ texto=”carcaças foram retiradas das ruas do DF desde o início da operação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Além de ser uma ação essencial para contribuir com o aumento da sensação de segurança da população e de ser realizada em ações da SSP-DF, como a Cidade da Segurança Pública e Área de Segurança Prioritária, a operação é muito efetiva no combate à dengue”, explica o secretário de Segurança, Júlio Danilo.

A ação está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para redução e controle dos casos de dengue e demais arboviroses, por meio da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes (SDCC).

Para contribuir com a identificação desses materiais, basta enviar um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br, com informações que facilitem a localização dos carros abandonados.

*Com informações da SSP-DF