02/02/2022 às 19:21, atualizado em 03/02/2022 às 10:53

Samu e Bombeiros vão padronizar procedimentos

Equipes são capacitadas com os mesmos protocolos de atendimento. Objetivo é trabalhar de forma unificada

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Prossegue até quinta-feira (3) o curso de Formação de Multiplicadores, ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgência (Nuedu) para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ao todo, 33 profissionais serão capacitados.

As duas instituições prestam atendimento pré-hospitalar e se esforçam para trabalhar de forma unificada e manter a padronização dos protocolos de atendimento| Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

O objetivo é atualizar e capacitar as equipes para que trabalhem de forma unificada e mantenham a padronização dos protocolos de atendimento. “Essa integração permite melhor aproveitamento dos recursos das duas instituições”, destaca Victor Arimatea, diretor do Samu. Dos 33 alunos, nove são bombeiros militares.

[Olho texto=”Ao todo, 33 profissionais serão capacitados. Nove são bombeiros militares” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As duas instituições prestam atendimento pré-hospitalar e, desde a portaria conjunta 40/2018, se esforçam para trabalhar de forma unificada e manter a padronização dos protocolos de atendimento. Ao todo, serão 30 horas/aula, divididas entre teoria e prática, durante três dias.

“Como o Corpo de Bombeiros tem muito pessoal, alguns militares estão fazendo o treinamento para replicar isso dentro da corporação”, diz Leticea Moraes, chefe do Nuedu. A médica também enfatiza que o curso trabalha com simulações realísticas, um método inovador de aprendizado, que permite a experiência prática em ambiente controlado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O major Tizzo, do CBMDF, considera o curso fundamental para formar profissionais adequadamente. “Saber transmitir é tão importante quanto saber realizar os procedimentos. Multiplicar o conhecimento é fundamental”, afirma o oficial.

*Com informações da Secretaria de Saúde