10/02/2022 às 17:43, atualizado em 10/02/2022 às 20:18

Replantio de mudas de ipês na Vicinal 371

Após ação de vândalos, equipes do GDF Presente e administração recuperam o paisagismo com novas espécies ao longo da via de Santa Maria

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A arborização das vias públicas é fundamental para garantir mais qualidade de vida para a população das cidades. Por isso mesmo, o GDF Presente não descuida das áreas verdes da capital, como em Santa Maria, onde foram plantadas 50 mudas de ipês na via de acesso ao condomínio Total Ville, que fica no km 4 da BR 040 e abriga cerca de 10 mil famílias. As novas árvores substituem aquelas destruídas por vândalos.

As novas mudas foram doadas à Administração regional de Santa Maria pela Novacap | Foto: Divulgação/GDF Presente

Os ipês estão posicionados nas imediações da Vicinal 371, que leva ao Céu Azul (GO), próximos à ciclovia que corta a região. A administração de Santa Maria identificou que pelo menos 50 árvores que haviam sido plantadas no local sofreram a ação de vândalos, que arrancaram folhas, quebraram galhos e retiraram mudas.

[Olho texto=”“Fizemos o plantio dos ipês e tivemos o maior cuidado de molhá-los, mas, infelizmente, muitas plantas tiveram os galhos quebrados ou foram arrancadas. Então, estamos replantando novas mudas em toda a área”, diz o diretor de Obras da Administração de Santa Maria, Josiel França” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As novas mudas foram doadas à administração de Santa Maria pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O trabalho foi feito pelas equipes do Polo Sul II e administração local, com o apoio de seis reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

O diretor de Obras da administração de Santa Maria, Josiel França, lamenta o retrabalho. “Fizemos o plantio dos ipês e tivemos o maior cuidado de molhá-los, mas, infelizmente, muitas plantas tiveram os galhos quebrados ou foram arrancadas. Então, estamos replantando novas mudas em toda a área”, explicou.

Caso de polícia

Para o representante comercial Fernando Gomes de Araújo, 42 anos, que mora na região do Polo JK, a ação de vândalos que destroem equipamentos públicos em Santa Maria é caso de polícia. Ele disse ter observado que, antes mesmo da derrubada de ipês, muitos postes de iluminação, instalados na Vicinal 371, tiveram as lâmpadas quebradas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Eu passo pela vicinal todos os dias. Ela foi inaugurada há pouco tempo. Era uma das obras que os moradores de Santa Maria mais queriam. É uma via que ajuda muito todo o entorno e foi uma trabalheira danada do governo para ela ficar pronta. Então, a construção da vicinal é uma vitória para a população e os danos à via deveriam ser investigados pela polícia”, ressaltou Fernando de Araújo.

O coordenador do Polo Sul II, Rodrigo Caverna, destaca o compromisso do GDF Presente em colaborar com as administrações locais, executando ações que melhoram a situação das cidades e a vida da comunidade. “A população sente satisfação e bem-estar ao poder transitar por espaços urbanos bem cuidados”, disse Caverna.