11/02/2022 às 17:57

Ouvidores do DF são capacitados sobre novo sistema de atendimento

Mais de 170 servidores participaram das capacitações que aconteceram esta semana

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“O novo OUV-DF vai ser uma forma de filtrar dados para respondermos as demandas em menor prazo”, diz Paulo Moura, da Administração do Plano Piloto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dez turmas exclusivas das administrações regionais participaram, essa semana, de capacitação promovida pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) sobre o Sistema OUV-DF. O objetivo foi formar servidores públicos ouvidores para atuarem no novo sistema informatizado de ouvidoria, que será implementado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em março deste ano, a fim de facilitar a comunicação direta dos cidadãos com o Estado.

O sistema de ouvidoria tem por objetivo centralizar as demandas de prestação de serviços à comunidade. O curso oferecido pela Egov trabalhou na capacitação dos agentes e operadores. Ao todo, 178 cursistas, de todas as administrações regionais, participaram das capacitações na modalidade presencial, com carga horária de 4 horas.

Ao todo, 178 cursistas, de todas as administrações regionais, participaram das capacitações na modalidade presencial, com carga horária de 4 horas, que foram realizadas entre segunda (7) e sexta (11) | Foto: Erika Madureira/Egov

O curso foi ministrado pelos servidores da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal Roberson Bruno Lobo Olivieri, que é coordenador de Articulação de Ouvidorias, e Cleiton Gonçalves Oki de Brito, coordenador de Atendimento ao Cidadão.

De acordo com o instrutor Roberson Bruno Lobo Olivieri, o curso visou orientar os servidores que trabalham nas coordenações das administrações regionais a respeito do projeto Administração 24 horas, “que vai começar em março e que envolve a operação do Sistema OUV-DF, para trabalhar com as demandas que seguiram para as administrações regionais, por meio desse projeto”.

Segundo ele, o projeto foi criado para fazer a melhor gestão dos dados. “Hoje eles são muito dissipados, pois temos muitos canais de entrada, como o WhatsApp e outros aplicativos, que não são eficientes para o prazo de envio devido das respostas ao cidadão. O OUV-DF é uma ferramenta boa que vai funcionar como canal de entrada, de forma centralizada e de forma automática dos dados”, acrescentou o instrutor.

A cursista Daniele Alaíde, que é lotada na Administração Regional de Santa Maria, contou que está animada para a efetivação do novo sistema. “Sou uma das responsáveis pelo projeto Administração 24 horas e, a cada capacitação, adquiro mais conhecimentos novos”, falou a servidora.

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O cursista Paulo de Moura, lotado na Administração do Plano Piloto, destacou que o novo sistema vai melhorar e acelerar a atuação do servidor no atendimento às demandas dos cidadãos.

“Eu trabalho respondendo as ouvidorias. A nossa demanda é muito grande. Nós fazemos vistoria nas ruas, sobre manifestações de problemas de iluminação, buracos, patrimônios quebrados, entre outros. O novo OUV-DF vai ser uma forma de filtrar dados para respondermos as demandas em menor prazo”, concluiu Moura.

A Egov é um órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (Seec), que oferece diversas capacitações para os servidores públicos do GDF.

Para mais informações sobre os cursos ofertados pela Escola, clique aqui.

*Com informações da Egov