14/02/2022 às 18:10, atualizado em 14/02/2022 às 18:35

Reservatório de Santa Maria atinge 100% do seu volume útil

O manancial, junto com o do Descoberto, abastece a maior parte das regiões do Distrito Federal. A represa faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá e, quando cheia, seu espelho d’água atinge uma área de 7,65 km²

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu, na tarde desta segunda-feira (14), 100% do seu volume útil. O evento ocorre um ano após o primeiro transbordamento de 2021, quando o reservatório alcançou 1.072 metros, o que corresponde a 61,31 milhões de metros cúbicos de água.

Santa Maria é o segundo mais importante manancial da capital e, junto com o reservatório do Descoberto, abastece a maior parte das regiões do DF | Foto: Divulgação/Adasa

Santa Maria é o segundo mais importante manancial da capital e, junto com o reservatório do Descoberto, abastece a maior parte das regiões do Distrito Federal. O reservatório é operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) de acordo com as condições definidas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A represa de Santa Maria faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá. Quando cheia, seu espelho d’água atinge uma área de 7,65 km² e uma área de drenagem de 101 km².

Além dos bons índices pluviométricos, o uso consciente dos recursos hídricos é fundamental para que os reservatórios do DF operem com sua capacidade máxima, contribuindo para a segurança hídrica e para os diversos usos da água.

*Com informações da Adasa