17/02/2022 às 16:29, atualizado em 17/02/2022 às 17:26

Curso ensina produtores a fazer molhos e antepastos com boas práticas

Atividade promovida pela Emater-DF contribui para agregar valor à produção e diversificar a alimentação das famílias rurais

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os produtores rurais receberam orientações para preparar molhos de hortelã, agridoce de pimentão e barbecue de goiaba, bem como antepastos de berinjela, de pimentão e de cebola com azeite. No final foi realizada a análise sensorial dos produtos | Fotos: Divulgação / Emater-DF

[Olho texto=”“O objetivo é mostrar meios de agregar valor aos seus alimentos produzidos, além de introduzir as hortaliças na alimentação de forma mais atrativa”, diz a extensionista Isabel Cristina Lima” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Produtores rurais de Planaltina, Ceilândia e Sobradinho participaram de um curso gratuito sobre preparo e comercialização de molhos e antepastos realizado pelo Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF. O conteúdo também incluiu informações sobre higiene pessoal, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), higiene do ambiente de trabalho, dos equipamentos e utensílios, cuidados com o lixo e ações de prevenção de pragas.

“O objetivo é mostrar meios de agregar valor aos seus alimentos produzidos, além de introduzir as hortaliças na alimentação de forma mais atrativa”, diz a extensionista rural da Emater-DF Isabel Cristina Lima.

A aula, realizada nesta quarta-feira (16), foi ministrada pelo técnico em agroindústria da Emater-DF Flávio Bonesso, que ensinou as técnicas de preparo de três antepastos e três molhos. Antes das atividades, ele falou sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) e sua importância para garantir um alimento seguro a quem consome.

O conteúdo também incluiu informações sobre higiene pessoal, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), higiene do ambiente de trabalho, dos equipamentos e utensílios, cuidados com o lixo e ações de prevenção de pragas

Na parte prática, foram preparados molhos de hortelã, agridoce de pimentão e barbecue de goiaba, bem como antepastos de berinjela, de pimentão e de cebola com azeite. No final foi realizada a análise sensorial dos produtos.

No próximo mês, por meio do Centro de Treinamentos da Emater-DF, estão previstos cursos de fabricação de queijos básicos, panificação artesanal, jardins de múltiplas funções, suinocultura e produção de uva.

Confira uma das receitas:

Molho Barbecue de Goiaba

– Ingredientes:
1 cebola cortada em quadrados grandes
1 pimenta dedo-de-moça picada em pedacinhos menores
2 dentes de alho cortados em pedaços médios
1 lata de massa de tomate
200g de goiabada cortada em cubos
5g de sal
1 xícara de chá de molho inglês
7 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 fio de óleo
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de mostarda

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

– Preparo:
Em uma panela, refogue no óleo quente a cebola com o sal, até que a cebola solte toda a sua água. Depois, adicione a massa de tomate e misture. Abaixe o fogo e deixe-o cozinhar por alguns minutos.

Acrescente o açúcar mascavo, o molho inglês, o vinagre de maçã, a pimenta, a mostarda e a goiabada.

Adicione uma pitadinha de sal e deixa tudo cozinhar por 10 minutos ou até que a goiabada fique amolecida. Depois que ela estiver mole, bata tudo com o mixer (ou no liquidificador) e passa na peneira.

Em seguida, coloque seu molho em um vidro com tampa de rosca. Faça a pasteurização e conserve em geladeira por até 30 dias.

*Com informações da Emater-DF