21/02/2022 às 10:21

Artesãos de Brazlândia recebem carteira nacional da categoria

Documento foi entregue durante solenidade na última sexta (18)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na Casa do Turista de Brazlândia, 41 artesãos receberam, na última sexta-feira (18), as carteiras nacionais da categoria, entregues pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. A ação vem garantindo aos trabalhadores que recebam o documento em suas cidades, além de aumentar o número de cadastros e de renovações.

“Minha maior preocupação é gerar emprego e renda, e o artesanato precisa desse reconhecimento, para que os artesãos sejam respeitados, não apenas como artistas que são, mas como profissionais diferenciados que trabalham a alma do turismo”, disse a titular da Secretaria de Turismo (Setur).

[Olho texto=”A cidade vai ganhar em breve um galpão exclusivo para atividades artesanais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na oportunidade, a secretária aproveitou para ouvir as demandas do setor e apresentar outras ações que vão garantir a geração de renda para os artesãos, para o turismo e para a população de Brazlândia. “Com o apoio do nosso governador, criamos aqui a Casa do Turismo, que conta com um Centro de Atendimento ao Turista e uma loja de artesanato, onde os artesãos podem expor e comercializar seus produtos; criamos a Rota da Fé, que vai movimentar não apenas o turismo, mas a economia local, entre outras ações que temos apoiado na cidade, como a Feira do Morango e a Feira da Goiaba”, lembrou.

Presente à solenidade de entrega das carteiras, o deputado distrital Iolando Almeida anunciou a construção de novos equipamentos na cidade, como um galpão de 400 m a 800 m exclusivo para o artesanato. “Esse será um espaço muito especial para que possam vender os produtos de artesanato feitos na nossa cidade”, declarou.

Crescimento do setor

O evento também seguiu com prestações de contas do trabalho que a Setur tem realizado nos últimos três anos para o setor. Os números positivos demonstram a evolução do segmento: entre 2019 e 2021, foram movimentados R$ 2,6 milhões com venda de produtos em mais de 100 feiras, eventos e lojas no DF. As informações trouxeram esperança aos artesãos que receberam suas carteiras.

“Toda a renda que temos vem do nosso trabalho”, destacou Elizângela do Rosário, que recebeu a Carteira Nacional do Artesão junto ao marido, José Fernando do Rosário. “Agora, com a carteira, vamos poder expor nossos produtos em feiras e nas lojas, essa é a nossa esperança.”

A artesã Rebeca Silviano, que apresentou suas peças feitas em concreto, contou ter encontrado no artesanato um ponto de partida para mudar de profissão. Formada em radiologia, ela diz que não estava satisfeita com o mercado de trabalho e resolveu empreender. “A pandemia me fez buscar novos oportunidades, e o artesanato foi a melhor opção que fiz”, relatou. “Eu acredito que a carteira será uma porta para várias oportunidades”.

Quem também comemorou a entrega do documento foi a artesã Myrna Caetana Rangel, surda e muda, que, por meio de uma intérprete, declarou: “Agora eu posso participar dos eventos e ajudar os meus amigos que também são surdos a realizar seus sonhos”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Carteira

A Carteira Nacional do Artesão é um documento gratuito, válido em todo o território nacional, que ajuda a incentivar o processo de formalização da atividade artesanal, propiciando aos seus portadores acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos.

O documento habilita o artesão legalmente perante o DF e todo o Brasil. Funciona como um registro profissional e só pode ser emitido mediante a comprovação das atividades desenvolvidas pelos portadores. A renovação das carteiras requer apenas uma atualização de dados e deve ser feita a cada seis anos, a contar da data de sua expedição.

*Com informações da Secretaria de Turismo