21/02/2022 às 17:58

Socioeducandos participam de semana de prevenção às drogas

Ação promoveu reflexão sobre o tema, em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Iniciativas dessa natureza são essenciais para uma efetiva política de ressocialização, estimulando a reflexão e o pensamento crítico dos adolescentes” ” assinatura=” – Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado no último domingo (20), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu atividades de prevenção e conscientização de socioeducandos da Unidade de Internação de Planaltina, ao longo da última semana.

No total, 40 adolescentes participaram da ação, que integrou música e reflexão sobre o tema em uma oficina de duelo de MCs, com a participação do DJ Leandro Hungria. Servidores da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed) abordaram vários aspectos da prevenção ao uso de substâncias.

“Iniciativas dessa natureza são essenciais para uma efetiva política de ressocialização, estimulando a reflexão e o pensamento crítico dos adolescentes”, disse a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Ações integram o programa Acolhe DF, lançado no ano passado | Foto: Divulgação/Sejus

“Cada vez mais devemos apostar em ações estratégicas, pois a temática é transversal a todas as políticas públicas, logo faz-se necessário trabalhar na perspectiva de integração de rede e com linguagem que aproxima os jovens do debate e reflexão”, resumiu o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Acolhe DF

As ações fazem parte do programa Acolhe DF, lançado em 2021 pela Sejus para fortalecer a política de enfrentamento às drogas. Além das atividades de prevenção, o programa oferece acolhimento e tratamento de dependentes químicos, por meio do encaminhamento a comunidades terapêuticas e reinserção social. Em seis meses de atuação, já foram registrados cerca de 10 mil atendimentos.

 

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania