25/02/2022 às 16:42, atualizado em 25/02/2022 às 17:06

Mais conforto para a rotina dos motoboys no Lago Norte

Ponto de apoio ao motociclista (PAM) já está em funcionamento. A inauguração oficial está prevista para depois do carnaval

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

“Vai ser o primeiro de muitos”. Foi o que afirmou o vice-governador Paco Britto, referindo-se à obra do ponto de apoio ao motociclista (PAM), no Lago Norte. A visita ao local ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), com os representantes da Associação dos Motofretistas Autônomos e Entregadores de Aplicativo do Distrito Federal (Amaedf). Paco falou sobre a construção de modelos similares em outras regiões administrativas do Distrito Federal.

Na visita, Paco Britto lembrou que, graças aos motociclistas de entregas, diversas famílias puderam passar a pandemia na segurança do lar, recebendo alimentação, remédios e outros produtos | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

No Lago Norte, o PAM já está funcionando como base de proteção e apoio para profissionais da categoria que atendem a região. A inauguração oficial está prevista para depois do Carnaval, com o sorteio de uma moto, destinado aos participantes inscritos no local.

[Olho texto=”Com 24 metros quadrados, o espaço é rotativo, atendendo de 15 a 20 pessoas por vez” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Paco fez questão de lembrar que a construção do espaço – que lembra uma parada de ônibus, mas de costas para rua – foi uma iniciativa do governador Ibaneis Rocha, em favor de uma categoria importante e essencial, segundo ele, principalmente nesta época de pandemia. Graças aos motociclistas de entregas, lembrou, diversas famílias puderam passar a pandemia na segurança do lar, recebendo alimentação, remédios e outros produtos.

Na opinião do vice-governador, a categoria era colocada à margem da sociedade. “Vocês salvaram a economia do DF; fizeram ela girar em torno de 20%. Precisamos desta peça importante para a economia do DF”, valorizou.

Presente à visita, o administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira, enfatizou que o PAM promove “dignidade para quem precisa, além de estar estrategicamente bem localizado, perto do Shopping Iguatemi”. Ferreira se refere ao fato de ter visto na região, por várias vezes,  motoboys e até mesmo motoristas de Uber comendo nas calçadas, por falta de um abrigo, ou se escondendo da chuva debaixo dos pés de manga.

[Olho texto=”Além de dispositivos para carregar o celular, o usuário pode contar com internet – que será cedida gratuitamente por um empresário da cidade -, e três mesas de concreto para fazer as refeições” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“E nessa correria louca para conseguir abrigo, acidentes acontecem”, alertou. Ele ratificou ainda que a administração deu o pontapé inicial para o primeiro espaço público com essa finalidade no DF.

O presidente e o vice-presidente da associação, respectivamente, Alessandro da Conceição e Abel Santos, elencaram ao vice-governador algumas demandas técnicas, visando à melhoria do espaço, como a colocação de pias para higienização das mãos e rostos. Paco adiantou que o espaço ainda será concluído, e deverá, por exemplo, ser pintado e sinalizado.

Sem sol

Com 24 metros quadrados, o espaço é rotativo, atendendo de 15 a 20 pessoas por vez. Localizada no Centro de Atividades 7, a obra teve início em dezembro de 2021 e foi construída de forma que o sol não incida diretamente no local, tornando o ponto de apoio, de acordo com os representantes da associação, “agradável”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No local, além de dispositivos para carregar o celular, o usuário pode contar com internet – que será cedida gratuitamente por um empresário da cidade -, e três mesas de concreto para fazer as refeições. O espaço, que atende profissionais de duas rodas, também é procurado por motoristas de aplicativos.

A iniciativa é da administração regional local, em parceria com a Novacap e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF). Como se trata de obra direta realizada por esses órgãos, o valor do investimento só é totalizado com a conclusão do espaço.