28/02/2022 às 16:45, atualizado em 28/02/2022 às 17:02

Galeria de águas pluviais refeita e moradores mais seguros

Equipes do GDF Presente atuam no SIA e restabelecem o sistema de drenagem da região

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O pronto atendimento do GDF Presente evitou que o rompimento de galerias de águas pluviais provocasse mais transtornos aos moradores de uma área de chácaras no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Com manilhas cedidas pela Novacap, a equipe do GDF Presente – dois servidores da administração e oito reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – reconstruiu o canal de 10 metros sob uma estrada vicinal.

Máquinas utilizadas na reconstrução da rede: ação em tempo hábil | Fotos: GDF Presente

Maria de Jesus Serejo, 58 anos, moradora da região, onde vivem cerca de 5 mil pessoas, comemorou o rápido restabelecimento da captação de água das chuvas. “Quando a tubulação quebrou, a água entrou em casas. Graças a Deus o governo tomou as providências. O canal foi feito de novo, protegido com telas de ferro. Agora, vai dar conta da chuva. Só temos a agradecer”.

O administrador regional substituto do SIA, Pablo Azevedo, ressalta: “Por conta das fortes chuvas, temos problemas recorrentes naquela localidade. Essa parceria com o GDF Presente e a Novacap nos ajuda muito a resolvê-los; faz toda a diferença”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O coordenador do Polo Central do GDF Presente – que atende o SIA e outras regiões –, Carlos Alberto Alves, lembra que a via por onde passa a tubulação também apresentava perigo, principalmente para motociclistas. “A galeria de águas ficou exposta, com risco de cair uma moto ou danificar carros”, aponta. “Estamos também trazendo mais segurança para a comunidade”.

Outro serviço executado na região foi o recolhimento de lixo e inservíveis

Ainda no Setor de Chácaras, a equipe do GDF Presente recolheu entulhos e inservíveis. Em cinco dias de trabalho, foram retiradas 78 toneladas de resíduos.

Galeria de águas pluviais refeita e moradores mais seguros