03/03/2022 às 18:24

GDF Presente recupera ruas e avenidas da 26 de Setembro

Estradas e vias de terra já receberam cerca de 500 toneladas de resíduos da construção civil, composto que ajuda no nivelamento

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A recuperação das vias da comunidade 26 de Setembro segue a todo vapor.  Após determinação do governador Ibaneis Rocha para intensificar os serviços no assentamento, que fica às margens da DF-001, já foram despejadas cerca de 480 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) nas ruas da localidade. O material serve para nivelar e melhorar as condições das estradas de terra, já que a implantação definitiva de asfalto só é possível quando a área for regularizada.

Material pronto para ser compactado e utilizado no nivelamento: reforço para melhorar as vias de circulação do local | Fotos: GDF Presente

A melhoria nas pistas, castigadas pelas chuvas de fevereiro, está sendo conduzida pelo programa GDF Presente, em parceria com a Novacap e a Administração Regional de Vicente Pires. O serviço foi reforçado nas pistas por onde circulam os ônibus convencionais e escolares. São 22 veículos que transportam alunos para colégios próximos, em Taguatinga e Vicente Pires.

[Olho texto=”“Estamos cuidando dos moradores e também das crianças que retornaram às aulas e precisam do transporte”” assinatura=” – Rodrigo Caverna, coordenador do Polo Sul II do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

Morador e dono de um comércio na 26 de Setembro – onde moram cerca de 40 mil pessoas –, o empresário Gustavo Leal, 35 anos, conta que a trafegabilidade já melhorou, se comparada a um mês atrás. “Alguns pontos estavam muito ruins, a água chegou a entrar na casa das pessoas, mas o governo colocou o cascalho e já recuperou”, comemora. “Agora, vamos torcer para a chuva ‘maneirar’. Moro na Rua 1, e por aqui está tudo em ordem”.

Ruas alargadas

Máquinas também atuaram para ampliar o espaço das ruas

De acordo com a Administração Regional de Vicente Pires, a Avenida Principal, a Rua 6 e as duas vias de ligação foram as últimas renovadas com o RCC, que é cedido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). “Temos trabalhado incansavelmente na 26 de Setembro, fazendo o caminho das escolas e dos ônibus”, conta o administrador, Daniel de Castro. “Alargamos as ruas para melhorar a trafegabilidade e vamos espalhando o material para recuperá-las”.

Integrante da equipe de coordenação de obras da administração, Gibson Pereira lembra: “Como ainda não regularizou, lá não existem galerias de águas pluviais, e as chuvas danificam muito as estradas. Mas as máquinas estão lá toda semana”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Material armazenado

Cinco caminhões do Polo Sul II do GDF Presente transportam os resíduos do SLU para o assentamento.  O objetivo é atender todas as ruas da região. “Montamos uma espécie de depósito lá na colônia agrícola, e, aos poucos, o material vai sendo espalhado pelas estradas”, relata o coordenador do Polo Sul II, Rodrigo Caverna. “Estamos cuidando dos moradores e também das crianças que retornaram às aulas e precisam do transporte”

480 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) nas ruas da localidade. O material serve para nivelar e melhorar as condições das estradas de terra, já que a implantação definitiva de asfalto só é possível quando a área for regularizada.

GDF Presente recupera ruas e avenidas da 26 de Setembro