04/03/2022 às 16:59, atualizado em 04/03/2022 às 17:37

Muito trabalho e ruas limpas após o temporal

GDF atua com diversas equipes em pontos afetados pela tempestade, fazendo o recolhimento e a trituração em 44 endereços

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Participaram da operação 60 operários da Novacap que, com dez caminhões, executaram o serviço simultaneamente em diferentes locais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A forte chuva que atingiu a área central do DF na tarde de quarta-feira (2), com fortes rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos, provocou a queda de muitos galhos e árvores, gerando transtornos para a população. Em uma resposta rápida, o Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou equipes para fazer a limpeza das galhadas e troncos e a poda de árvores afetadas pela tempestade.

Durante o trabalho, os troncos maiores foram recolhidos em caminhões | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Em pouco mais de um dia, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), percorreu 44 endereços para retirar galhos caídos e recolheu 24 árvores destruídas, em um trabalho que se concentrou principalmente no Plano Piloto e no Sudoeste/Octogonal. Cerca de 60 operários, com o apoio de dez caminhões, atuaram nos serviços, executados simultaneamente em vários locais.

Galhos mais finos, que estavam espalhados pelas ruas, tiveram como destino os caminhões trituradores

Para fazer a poda de galhos e troncos na parte alta das árvores, os funcionários da Novacap, trajando os equipamentos de segurança necessários, eram elevados por meio de guindastes equipados com cestos aéreos. Os pedaços maiores foram recolhidos por caminhões, enquanto os menores e mais finos foram encaminhados para veículos trituradores.

Agilidade

A aposentada Maria Augusta Dias elogiou a ação: “É uma maravilha ver os operários aqui”

Moradora da 706 Sul há quase quatro décadas, a aposentada Maria Augusta Dias, 77, elogiou a celeridade na limpeza e na poda das árvores próximas à sua casa. “Foi uma chuva com muita força, muito vento; tinha tempo que não via algo assim. É uma maravilha ver os operários aqui”, afirmou.

Já na 710 Sul, a rápida resposta das equipes do GDF era motivo de conversa entre os moradores. A costureira Sandra Izidoro, 63, mora na quadra há 14 anos e também ressaltou a agilidade da limpeza nas ruas e calçadas: “Depois da chuva, comentei que seria importante virem o mais rápido possível, e quando vejo, já estão aqui hoje”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Raimundo Silva, relatou que os técnicos da DPJ estão percorrendo toda a área afetada e levantando os pontos onde há necessidade de intervenção. “Tivemos ventos acima de 80 km/h durante a tempestade; as árvores possuem um certo grau de resistência, e temos possibilidade de quedas de galhos quando há ventania acima desse suporte”, ressaltou.

A Novacap reforça que os moradores de todas as regiões administrativas podem solicitar podas de árvores por meio de demanda registrada na Ouvidoria do GDF ou do telefone 162.

Muito trabalho e ruas limpas após o temporal