07/03/2022 às 14:48, atualizado em 07/03/2022 às 15:05

Sejus Mais Perto do Cidadão estaciona em Ceilândia

Milhares de pessoas foram beneficiadas com vários serviços do GDF como a confecção da carteira de identidade e vacinação contra a covid-19 

Por Petronilo Oliveira, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Dando início à semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Justiça e Cidadania(Sejus) realizou, nesta segunda-feira (7), mais uma ação do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, na Praça dos Direitos, em Ceilândia. O público presente teve acesso a diversos serviços públicos, como emissão de Carteira de Identidade e aplicação de doses da vacina contra a covid-19.

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o programa Sejus Mais Perto do Cidadão ofereceu diversos serviços para a comunidade na Praça dos Direitos, em Ceilândia | Fotos: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ficou bastante satisfeita com a presença maciça da população durante todo o dia. “As pessoas sabem da seriedade e compromisso do Governo do Distrito Federal. Por isso, elas vêm e recebem todos os cuidados e orientação que servem para aumentar a dignidade dos cidadãos”, disse a titular da pasta, lembrando que cada edição do programa atende em média 15 mil pessoas.

Passamani disse que há uma atenção especial às mulheres nessa ação. “Amanhã [8] é Dia Internacional da Mulher. Trouxemos profissionais para fazer exames ou encaminhar as que quiseram ser atendidas para identificar doenças exclusivas das mulheres, como mamografia. Mas atendemos homens também. Nosso foco é principalmente atender à população mais vulnerável”, explicou.

Durante o evento, também foram oferecidos atendimentos de saúde

O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, comentou a relevância do programa, principalmente nesse período de pandemia, ao levar serviços públicos de qualidade para a população, como segunda via de identidade, consultas e exames médicos, consultas e informações de serviços que o governo presta. “Enfim, um verdadeiro Na Hora itinerante, onde a população mais carente sempre é agraciada com serviços qualificados”, resumiu.

[Olho texto=”“Estou muito feliz com o que estou vendo aqui e confesso que não sabia que estavam vacinando. A vacinação aumenta a esperança para que acabe esse pesadelo, que é a pandemia”, diz a professora Rosana Gontijo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A empregada doméstica Geni Frauzino do Nascimento foi uma das pessoas beneficiadas pela ação. “Acho maravilhoso esse movimento deles virem aqui. Pedi orientação porque não estava conseguindo fazer o cadastramento no Cras [Centro de Referência de Assistência Social] de Taguatinga Norte. A moça me orientou muito bem sobre como funciona o procedimento e, agora, sei como devo agir”, contou.

Moradora da cidade, Anita Gonçalves de Queiroz buscou orientação jurídica gratuita. “Vim pra renovar alguns documentos meus. Tenho dificuldade em mexer na internet, então assim ficou bem mais fácil”, contou.

Vacinação contra a covid-19

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Dentro de um ginásio de esporte, muitos outros serviços eram oferecidos – entre esses, a vacinação contra a covid-19. Formado por adultos e crianças, o público poderia tomar a primeira e a segunda doses ou a dose de reforço. Uma das pessoas que aproveitaram para ser imunizada foi a professora Rosana Aparecida Gontijo. Ela leciona tanto em Ceilândia quanto em Águas Lindas, no Entorno.

“Estou muito feliz com o que estou vendo aqui e confesso que não sabia que estavam vacinando. Fui ao posto de saúde e me deram essa informação. Vim para cá e agora estou com as três doses em dia. A vacinação aumenta a esperança para que acabe esse pesadelo, que é a pandemia”, comemorou Rosana Gontijo.

Sejus Mais Perto do Cidadão estaciona em Ceilândia