09/03/2022 às 19:07, atualizado em 09/03/2022 às 19:27

Crianças da área rural são vacinadas contra a covid-19 perto de casa

Profissionais da Saúde levam imunizantes para atender público infantil do Pipiripau, em Planaltina

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A 65 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e à beira de uma estrada de terra, como tantas outras que circundam a capital federal, fica o Núcleo Rural Pipiripau. Na região de difícil acesso, 76 crianças que moram ali puderam iniciar ou completar o ciclo vacinal perto de casa, na manhã desta quarta-feira (9).

A Secretaria de Saúde intensificou as ações de vacinação infantil em Planaltina | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde levou 202 imunizantes para o público infantil, sendo 100 da Pfizer e 102 da CoronaVac, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) 16 de Planaltina, que atende essa área rural.

A dona de casa Maria Lucivalda Costa de Oliveira, 43 anos, aproveitou a oportunidade para vacinar quatro dos seus oito filhos, que estão na faixa etária da vacinação infantil, de 5 a 11 anos. Ela comemorou a iniciativa da pasta. Sem ser ali, só teria como levar as crianças para serem vacinadas no Setor Habitacional Arapoanga, também em Planaltina, mas a cerca de 20 quilômetros da sua residência.

[Olho texto=”“Moro a dois quilômetros daqui, é bem melhor de se deslocar e o pessoal do postinho foi muito atencioso” – Santana Maria dos Santos, mãe de Yasmin Gabrielle Santos da Costa, 7 anos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Tem cinco meses que cheguei de Massapê, no Ceará, ainda não sei ir ao Arapoanga e estava justamente esperando conseguir a vacina para os meninos perto de casa”, disse, satisfeita. O filho, João Felipe de Oliveira Sousa, 10 anos, demonstrava ansiedade em receber a sua dose. “Eu queria muito, nem doeu”, comemorou. Após serem imunizadas, as crianças recebiam um kit de higiene bucal.

Mãe de Yasmin Gabrielle Santos da Costa, 7 anos, a dona de casa Santana Maria dos Santos disse que precisou pedir carona para que filha recebesse a primeira dose em outra UBS. Hoje, ficou entusiasmada com a facilidade de acesso que a ação da Secretaria de Saúde possibilitou. “Moro a dois quilômetros daqui, é bem melhor de se deslocar e o pessoal do postinho foi muito atencioso”, assegurou. A pequena Yasmin se junta aos pais, que já tomaram as duas doses, sendo que eles completaram o ciclo vacinal com o reforço.

“Percebemos, com a vacinação de adultos mesmo nas faixas etárias mais avançadas, que uma parcela não havia se imunizado por falta de acesso aos locais de vacinação. São trabalhadores rurais que, muitas vezes, não conseguem nem levar os filhos a pontos considerados mais centrais”, destacou a supervisora de Serviços de Atenção Primária nº 4 de Planaltina, Verônica dos Santos.

Sara Hevelyn da Silva Andrade saiu da aula e foi direto tomar a primeira dose no Núcleo Rural Pipiripau

Atividade lúdica

Para receber a criançada, a equipe da UBS preparou o ambiente com balões coloridos e trilha sonora voltada para os pequenos. Os profissionais ainda se fantasiaram de personagens e bailarinas. “Tudo para trazer um certo conforto e relaxar as crianças na hora da aplicação”, explicou a supervisora. A ação desta quarta-feira ocorreu das 8h até as 14h para atender os pequenos em idade escolar, tanto do turno matutino quanto vespertino.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o uniforme da escola, Sara Hevelyn da Silva Andrade, 11 anos, saiu da aula e foi direto tomar a primeira dose. A mãe da criança, Cristiana Andrade da Silva, 43 anos, disse que a filha estava ansiosa e fez questão de ir direto da escola. Ao lado de duas amigas, comemorou a vacinação.

A intensificação da imunização de crianças nas áreas rurais de Planaltina continuará nos próximos dias. Nesta quinta-feira (10), será na UBS 17, no Núcleo Rural Jardim Morumbi, e, na segunda-feira (14), ocorrerá na UBS 10, no Núcleo Rural Taquara. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identificação da criança.

A lista com todos os locais de vacinação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF