12/03/2022 às 14:36, atualizado em 12/03/2022 às 16:26

Cidade Estrutural recebe equipes de vacinação neste sábado

Executada em parceria, ação ocorre no Centro Olímpico e atende pessoas a partir dos 12 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Quem mora na Cidade Estrutural e ainda não se vacinou contra a covid-19 tem a oportunidade de colocar o cartão de vacinação em dia neste sábado (12). A Secretaria de Saúde (SES), em parceria com o Sesc, disponibilizou 1,3 mil doses de imunizantes contra o coronavírus. A ação vai até as 16h, no Centro Olímpico da Estrutural, com atendimento de pessoas a partir dos 12 anos. É possível receber a primeira dose, a segunda e a dose de reforço.

Estão disponíveis imunizantes para a primeira, a segunda e a terceira doses | Foto: Tony Winston/Agência Saúde

“Eu só vim tomar as vacinas porque as minhas filhas, que são crianças, exigiram que eu também tomasse, quando as levei para vacinar”, conta o motorista Francisco Pedro Pereira, 46 anos. “Vou tomar pelas minhas meninas, fiz um compromisso com elas. Tenho a consciência de que estar vacinado é uma forma de protegê-las também, pois são crianças.”

A enfermeira Fabiana Feitosa, da UBS 1 da Cidade Estrutural, lembra que a vacinação em grande escala, principalmente em áreas de grande vulnerabilidade social, atrai muita gente. “Eventos assim, com parceiros da Secretaria de Saúde, nos ajudam a aumentar o acesso da população à vacina”, afirma.

[Olho texto=”“Estamos integrados à Secretaria de Saúde para ajudar no combate à covid-19”” assinatura=” – Janaína Braga, coordenadora de Saúde do Sesc” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A dona de casa Aparecida Gomes, 37, soube da ação por meio de um grupo de moradores no WhatsApp e aproveitou para colocar em dia a dose de reforço. “Estava procurando a vacina Pfizer aqui na Estrutural, mas como me avisaram na UBS que só tinha no Guará, não fui atrás, porque é bem mais longe”, contou.

Foi o mesmo caso de Raimunda Silva, 62, também dona de casa. Ela estava com o reforço atrasado por não encontrar o imunizante próximo de sua residência. “Ações assim são muito importantes, pois facilitam a vida da população”, disse. “Eu não tenho tempo para ir no Guará só para vacinar, tem todo um gasto financeiro e de tempo”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Parceria

A SES desenvolve ações conjuntas com o Sesc desde o início da vacinação contra a covid-19 no DF. “Nossa parceria tem o objetivo de beneficiar a população”, explica a coordenadora de Saúde do Sesc, Janaína Braga. “Estamos integrados à Secretaria de Saúde para ajudar no combate à covid-19 através da vacinação, principal arma contra o vírus. Entramos com o serviço, e a pasta, com os imunizantes”.

A ação no Centro Olímpico da Estrutural promove à população da cidade serviços de saúde, lazer, educação e cidadania. Também há atividades lúdicas para crianças, corte de cabelo, maquiagem e serviços de orientação jurídica.

Dos serviços voltados à saúde, há ainda a Carreta da Mulher, com exame preventivo, atendimento odontológico, palestras sobre educação sexual, prevenção à gravidez, escovação correta, entrega de kits de higiene bucal e de absorventes – além de consulta nutricional e um clínico médico disponível para atender a população.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde