17/03/2022 às 19:07

Brasília é destaque em conferência internacional de resíduos sólidos

Diretor-presidente do SLU apresentou inovações tecnológicas implantadas na gestão de resíduos do Distrito Federal

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

As principais ações na gestão de resíduos sólidos do Distrito Federal foram destaque na programação da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), realizada em Recife (PE) nessa semana. O diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Sílvio Vieira, participou do evento nesta quinta-feira (17) e falou sobre as principais inovações tecnológicas desenvolvidas nessa área na capital federal.

Sílvio Vieira, diretor-presidente do SLU, participou da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, no Recife (PE), nesta quinta-feira (17) | Foto: Divulgação/SLU

O gestor apresentou equipamentos importantes instalados pelo SLU para facilitar e promover a limpeza pública no DF, como os papa-entulhos e papa-lixos. São 12 papa-entulhos em operação atualmente e mais 11 em construção. O governo do Distrito Federal também investe na instalação de 454 papa-lixos para atender diversas regiões do DF. O evento reúne 140 palestrantes de 17 países.

[Olho texto=”“Hoje temos mais de três milhões de moradores, que estão cada vez mais exigentes para que o governo do Distrito Federal faça o melhor e isso inclui a limpeza pública. Então temos criado alternativas e ideias interessantes para atender essa demanda” – Sílvio Vieira” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Sílvio Vieira é vice-coordenador e representante da região Centro-Oeste do Fórum de Gestores de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos, entidade que teve uma programação própria dentro da conferência.

O diretor-presidente também falou sobre outras frentes de trabalho, como os contratos com as 30 cooperativas de materiais recicláveis, o trabalho de reaproveitamento de restos da construção civil na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) e a operação do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), que recebe todos os dias mais de duas mil toneladas de resíduos da coleta convencional.

“Quis mostrar um pouco do que temos feito na questão dos resíduos sólidos. Brasília há muito tempo deixou de ser aquela capital habitada só por servidores públicos. Hoje temos mais de três milhões de moradores, que estão cada vez mais exigentes para que o governo do Distrito Federal faça o melhor e isso inclui a limpeza pública. Então temos criado alternativas e ideias interessantes para atender essa demanda”, afirmou Sílvio Vieira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além dos equipamentos públicos, o diretor-presidente do SLU também falou sobre as principais ações de mobilização e educação ambiental desenvolvidas no DF para sensibilizar a população para a prática da coleta seletiva. É o caso da campanha Cartão Verde e também do Museu Itinerante da Limpeza Urbana.

Realizada entre 16 e 18 de março, a Cirsol promove o evento em formato híbrido, reunindo estudantes, comunidade acadêmica e científica e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo. A programação conta com oficinas, workshops, debates e feira de negócios, entre outros destaques.

Toda a programação é transmitida ao vivo pelos canais da conferência na internet. Para assistir, é só acessar o site do evento: https://www.cirsol.com.br/.

*Com informações do SLU