17/03/2022 às 19:27

Mais de 20 mil mulheres empoderadas com o apoio do GDF

Em 2021, elas fizeram cursos oferecidos pela Secretaria da Mulher e deram o primeiro passo para a independência financeira

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Em 2021, 17.961 mulheres sofreram violência doméstica no Distrito Federal, de acordo com relatório da Polícia Civil. O governo acredita que o empoderamento é fundamental para mudar essa situação. Para isso, a Secretaria da Mulher dispõe de quatro programas, todos voltados à capacitação de mulheres que querem voltar ao mercado de trabalho ou ingressar nele. Em 2021, 20.545 mulheres fizeram os cursos oferecidos pela SMDF e deram o primeiro passo para a independência financeira.

O Empreende Mais Mulher já capacitou 1.858 mulheres e é uma parceria da SMDF com a Secretaria de Trabalho | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

A oportunidade do aprendizado global – aprender a fazer um produto de qualidade e o que é ser empreendedor – foi fundamental para Gislaine Cruz, de 33 anos, que ao fazer o curso de confeitaria pôde quadruplicar a quantidade de bolos de festas que vendia mensalmente e se tornar a principal fonte de renda de sua casa.

“Eu não esperava que o curso tivesse tanta qualidade. Além de aperfeiçoar a técnica de confeitaria, aprendi coisas como o valor dos insumos no produto final, margem de lucro, o que é pró-labore e, na parte psicossocial, fiz treinamento com psicólogos para saber me controlar emocionalmente e enfrentar as dificuldades diárias do empreendedorismo”, explicou.

[Olho texto=”“A mulher também tem a possibilidade de ser acolhida por nossos especialistas e de receber orientação e atendimento psicossocial. Essa mulher sai capacitada, não só para o mercado de trabalho, mas preparada emocionalmente, conhecendo seus valores, seus princípios e sua força para começar uma nova história” – Ericka Filippelli, secretária da Mulher” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A Secretaria da Mulher tem investido bastante em projetos de capacitação e no empreendedorismo feminino porque a gente sabe que, muito mais do que preparar a mulher para o mercado de trabalho, a gente está oferecendo a ela ferramentas para ser autônoma, para decidir, para escolher”, explicou a secretária Ericka Filippelli.

A titular da pasta também destacou que é de extrema importância a autonomia da mulher, uma vez que há um alto índice de mulheres que não saem de relacionamentos abusivos porque são dependentes economicamente dos parceiros.

“A mulher também tem a possibilidade de ser acolhida por nossos especialistas e de receber orientação e atendimento psicossocial. Essa mulher sai capacitada, não só para o mercado de trabalho, mas preparada emocionalmente, conhecendo seus valores, seus princípios e sua força para começar uma nova história”, conclui a secretária.

O programa Ação Mulher no Campo, uma das alternativas oferecidas, prestou 9.353 atendimentos em 2021. O objetivo é facilitar o acesso de mulheres que vivem na área rural a serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais. O projeto também busca oferecer condições para que a mulher do campo gere renda sem sair de casa por meio da exploração de talentos, como capacidade para a confecção de artesanato e gastronomia.

[Olho texto=”Uma novidade da Secretaria da Mulher é o Todas Elas, programa gratuito, no qual as mulheres recebem formação empreendedora, apoio psicossocial, mentorias, premiação pelo desempenho e acesso a microcrédito” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos programas de maior sucesso da Secretaria da Mulher é o Empreende Mais Mulher, que busca, por meio da qualificação profissional das mulheres, diminuir a desigualdade em relação aos homens no mundo do trabalho. O Empreende, que já capacitou 1.858 mulheres, é uma parceria da SMDF com a Secretaria de Trabalho.

O programa oferece acolhimento e acompanhamento psicossocial, elaboração de plano personalizado de trabalho e encaminhamento para cursos de capacitação nas modalidades presencial e online, além de oferecer mentoria para o empreendedorismo e para alcançar mais espaço no mercado de trabalho.

Ação Mulher no Campo, uma das alternativas oferecidas, prestou 9.353 atendimentos em 2021| Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

Ação Mulher no Campo, uma das alternativas oferecidas, prestou 9.353 atendimentos em 2021 | Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

A secretaria dispõe, ainda, do Oportunidade Mulher, que surgiu devido à pandemia de covid, buscando, no momento de isolamento social, ampliar e dar autonomia econômica por meio do crescimento profissional. Os cursos ofertados são à distância (EaD) e as oficinas de trabalho, online. Profissionais e empreendedoras voluntárias ministram os cursos. O projeto capacitou 9.334 mulheres em 2021. Todos os programas são realizados com apoio de voluntários.

Uma novidade da Secretaria da Mulher é o Todas Elas, programa gratuito, no qual as mulheres recebem formação empreendedora, apoio psicossocial, mentorias, premiação pelo desempenho e acesso a microcrédito. No momento, as inscrições estão abertas e há 2,8 mil vagas. O programa conta com R$ 1 milhão de emenda do deputado Rodrigo Delmasso.

Como conhecer e se inscrever nos programas da Secretaria da Mulher:

Empreende Mais Mulher

As inscrições para o programa podem ser feitas pelo link ou no Espaço Taguatinga – Avenida as Palmeiras, Conjunto 4, Lote 3 – Agência do Trabalhador, 2º andar; Espaço Ceilândia – CNM 01, Bloco I, Lote 03, C, Centro – Casa da Mulher Brasileira, 3º andar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Oportunidade Mulher

As inscrições para o programa podem ser realizadas acessando o link.

Todas Elas

As inscrições estão abertas e 2,8 mil mulheres de baixa renda de todo Distrito Federal podem se inscrever pelo site do projeto.

*Com informações da Secretaria da Mulher