17/03/2022 às 19:23, atualizado em 17/03/2022 às 19:43

Um “Estilo de Vida” saudável para jovens de escolas públicas

Projeto da Sejuv, em parceria com o Sesi-DF, vai levar atendimentos e oficinas para promoção da saúde a mais de 13,5 mil pessoas em 10 regiões administrativas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Saúde em todos os sentidos: assim pode ser definido o Estilo de Vida, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que levará a 10 escolas públicas, ao longo deste ano, atendimentos odontológicos, oftalmológicos e fonoaudiológicos, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde. A primeira parada será no Centro Educacional (CED) 01 da Estrutural, onde os caminhões do Sesi já estão a postos para realizar atendimentos, por um período aproximado de um mês.

Projeto Estilo de Vida _ Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Além de serviços odontológicos, oftalmológicos e fonoaudiológicos, o projeto levará aos alunos oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A iniciativa é executada pela Secretaria da Juventude (Sejuv) em parceria com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e teve o aporte de R$ 1,2 milhão, por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso. Além da Estrutural, o projeto será levado a outras nove regiões administrativas do DF e pretende atender gratuitamente mais de 13,5 mil pessoas entre 15 e 29 anos das escolas públicas selecionadas.

[Olho texto=”“Queremos, com essa iniciativa, fazer com que os jovens cuidem da saúde tanto física quanto emocional e, com isso, trazer mais qualidade de vida” – Luana Machado, secretária da Juventude” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com a saúde em dia, todas as outras coisas são mais facilmente desenvolvidas”, pontuou a secretária da Juventude, Luana Machado. “Queremos, com essa iniciativa, fazer com que os jovens cuidem da saúde tanto física quanto emocional e, com isso, trazer mais qualidade de vida. Hoje é um dia de muita alegria por podermos entregar mais esse projeto à população.”

O deputado distrital Rodrigo Delmasso comemorou a chegada da iniciativa e enalteceu a parceria entre o GDF e o poder legislativo em outras entidades para o avanço de políticas públicas. “O governador Ibaneis mudou essa concepção e as coisas mudaram para melhor. Não se vê bandeira partidária, não se vê se é da oposição ou da base, ele apoia e pede ao seu secretariado que priorize projetos que sejam bons e que vão fazer uma entrega direta à sociedade”, ressaltou.

A secretária da Juventude, Luana Machado, ressalta a importância do Estilo de Vida: “Com a saúde em dia, todas as outras coisas são mais facilmente desenvolvidas”, pontua

O superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, destacou o diferencial que a entidade terá nos atendimentos que serão prestados: “O Sesi-DF já tem uma expertise na questão da preocupação com a saúde, vamos poder atender e também educar o jovem para ter hábitos saudáveis. O GDF tem uma preocupação social forte, e isso vai contribuir de forma direta para a qualidade de vida do cidadão”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um impacto que também terá reflexos na comunidade acadêmica, segundo a diretora do CED 01 da Estrutural, Estela Accioly. “Agradecemos muito a oportunidade que nossos estudantes terão de ter um atendimento especializado. Nós da comunidade da Estrutural precisamos muito dessas parcerias. Com certeza vai melhorar a qualidade de aprendizagem dos nossos estudantes. Eles poderão ser mais produtivos em sala de aula, impactando no seu processo de aprendizagem”.

Clique aqui e confira mais informações sobre o projeto Estilo de Vida.

Um “Estilo de Vida” saudável para jovens de escolas públicas