18/03/2022 às 19:40

Novas calçadas e pracinha reformada no Guará

Ações, que estão sendo executadas pelo programa GDF Presente, vão proporcionar mais lazer e conforto à população da região administrativa

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Duas ações para proporcionar mais lazer e conforto à população do Guará estão sendo executadas pelo programa GDF Presente. Na QI 01 do Guará 1, os homens trabalham na construção de 190 m² de calçadas, nas proximidades do conjunto C. Já na QI 6, a tradicional pracinha passa por uma faxina geral.

Na QI 6, calçadas com rampas de acessibilidade estão sendo construídas próximas ao conjunto C e ao campo de futebol de grama sintética | Foto: GDF Presente

Local muito frequentado pela comunidade, a praça da quadra 6 conta com um parquinho infantil, bancos e muita sombra. Ao lado, há também uma quadra de esportes. Frequentadora do espaço junto com as filhas pequenas, a maquiadora Patrícia Veiga, 29 anos, conta que a grama estava muito alta e o parquinho necessitava de cuidados.

[Olho texto=”“Era um pleito antigo da comunidade e conseguimos dar essa resposta positiva. É um local onde transitam famílias, muitas crianças e o pessoal do futebol. Calçadas trazem segurança e mais tranquilidade para eles” — Luciane Quintana, administradora do Guará” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos últimos dias, ao fazer uma caminhada, Patrícia disse que notou os trabalhadores limpando a área. “Fiquei satisfeita de ver o serviço. É animador ver que o GDF está cuidando aqui do Guará”, diz. Os 280 m² da área de lazer foram limpos e receberam os serviços de capina e roçagem, com o auxílio de homens da Novacap.

Já os moradores da QI 6 agora terão novas calçadas. Os passeios estão sendo construídos próximos ao conjunto C e ao campo de futebol de grama sintética. E terão rampas de acessibilidade. A obra é executada por dois servidores da administração e dez reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

“Era um pleito antigo da comunidade e conseguimos dar essa resposta positiva. É um local onde transitam famílias, muitas crianças e o pessoal do futebol. Calçadas trazem segurança e mais tranquilidade para eles”, observa a administradora Luciane Quintana. “Já alcançamos 80% de execução e dentro de uma semana estará tudo pronto”, prevê.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Recuperação do asfalto

O trabalho de reparos na pista também segue firme no Guará 1 e 2. Em apenas três dias nas ruas, foram empregadas 76 toneladas de massa asfáltica nas vias. “É uma ação diária, sem trégua. As chuvas continuam pesadas no DF”, diz o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Carlos Alberto Alves.

As vias em frente à rodoviária da cidade, cinco ruas do Polo de Modas e a QE 40, no Guará 2, foram alguns dos trechos recuperados.

Novas calçadas e pracinha reformada no Guará