18/03/2022 às 19:51, atualizado em 18/03/2022 às 20:38

Saúde reforça combate ao Aedes aegypti com tecnologia Aero System

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde são capacitados para reforço do combate às arboviroses

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Quarenta agentes de Vigilância Ambiental em Saúde foram capacitados para fazer a aplicação do Aero System no interior dos domicílios. A tecnologia, criada para eliminar imediatamente o Aedes aegypti dos ambientes, foi usada em 2016 e volta agora para reforçar o combate às arboviroses, sendo aplicada de forma estratégica em regiões prioritárias.

“Essa metodologia tem alta efetividade no bloqueio da transmissão das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio do controle químico do Aedes aegypti”, afirma Laurício Monteiro, diretor substituto da Diretoria Vigilância Ambiental em Saúde | Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde DF

O método consiste na aplicação de aerossol dentro de casas e pontos comerciais para eliminar os mosquitos que possam estar escondidos atrás de cortinas, embaixo de camas e mesas e dentro de armários, por exemplo. O treinamento foi concluído na quinta-feira (17).

“Essa metodologia tem alta efetividade no bloqueio da transmissão das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio do controle químico do Aedes aegypti”, destaca Laurício Monteiro, diretor substituto da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde.

[Olho texto=”“Como é um equipamento leve e o trabalho ocorre de forma rápida, é possível atender mais casas em menos tempo, com uso seguro para o agente e a população” – Laurício Monteiro, diretor substituto da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O principal foco é combater, em regiões com alto número de casos confirmados de dengue, zika ou chikungunya, as fêmeas do mosquito infectadas. “É mais uma técnica para usarmos no bloqueio dos casos dessas doenças”, enfatiza o coordenador de Controle Químico e Biológico do DF, Reginaldo Braga. “Como é um equipamento leve e o trabalho ocorre de forma rápida, é possível atender mais casas em menos tempo, com uso seguro para o agente e para a população”, explica Laurício.

Participação

O engajamento da população é fundamental para auxiliar no combate ao Aedes aegypti. “Somente com a participação popular e ajuda de todos é que venceremos essa guerra”, diz o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

A colaboração é importante, tanto para receber e auxiliar o trabalho dos servidores da Vigilância Sanitária quanto nos cuidados para evitar a reprodução do mosquito dentro de casa. “É imperativo que todo mundo vire um agente de saúde e observe o seu quintal”, acrescentou o subsecretário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele também esclareceu que o fumacê tem sido aplicado nas áreas do Distrito Federal onde há maior incidência do mosquito, das 4h às 7h da manhã ou das 18h às 21h. A população deve colaborar, abrindo portas e janelas, possibilitando a entrada do produto nos imóveis.

Outros órgãos do GDF também são aliados nesse combate, como Corpo de Bombeiros, DF Legal, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana, Secretaria de Segurança Pública e outros.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Saúde reforça combate ao Aedes aegypti com tecnologia Aero System