19/03/2022 às 16:43

Programa Sejus Mais Perto do Cidadão realiza 3 mil atendimentos no Itapoã

Os serviços mais procurados pela comunidade foram a emissão do RG e os atendimentos da unidade móvel do Na Hora

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Em dois dias de ação, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), o Programa Sejus Mais Perto do Cidadão realizou 3 mil atendimentos de cidadania, saúde e bem-estar no Itapoã, na estrutura montada no estacionamento do Trevizzo Open Mall. Os serviços mais procurados pela comunidade foram a emissão do RG pela Polícia Civil e os atendimentos da unidade móvel do Na Hora.

O programa ofereceu aos moradores orientação jurídica e atendimento com assistentes sociais, além de tenda com atividades para crianças e apresentações culturais, entre outras atrações | Foto: Divulgação/Sejus

“A ideia desse programa é levar para perto da comunidade a prestação de tantos serviços essenciais. Isso significa garantir direitos, dignidade e cidadania aos cidadãos, que merecem o melhor do serviço público”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Os moradores da cidade aprovaram a iniciativa, como a dona de casa Helena Araújo. Ela aproveitou o evento para fazer a emissão gratuita da segunda via do RG. “Foi maravilhoso ter esse evento pertinho de casa, bom demais. Já tinha tempo que tentava, mas não conseguia fazer meu RG. Agora deu certo. Foi a melhor coisa que fizeram”, explicou.

A próxima cidade a receber uma ação da Sejus será São Sebastião. A unidade móvel do Na Hora ficará estacionada em frente ao Centro  Educacional Infantil Parque dos Ipês nos dias 22 e 23 de março, das 9h às 17h

Além da carreta do Na Hora, o programa ofereceu aos moradores orientação jurídica e atendimento com assistentes sociais, tenda com atividades para crianças, exposição de suculentas, exposição de carros antigos, apresentações culturais, corte de cabelo e barba, venda de produtos orgânicos e de pães produzidos por socioeducandos e a Feira de Talentos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também marcou presença com a emissão da 1ª via do título, mudança de município, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação, revisão para a regularização de inscrição cancelada e verificação de débito com a Justiça Eleitoral. Na área da saúde, os moradores do Itapoã tiveram acesso a vacinação contra a covid-19, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, massoterapia, acupuntura, fisioterapia, atendimento psicológico e dentista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na opinião do cobrador de ônibus Alexandre Martins, o Itapoã estava precisando de uma ação itinerante como essa. Ele passou pelo evento para fazer a segunda via da identidade, regularizar o título de eleitor e consultar com o dentista. “A gente precisava de um evento como esse porque ajuda muito a população, ainda mais nesse momento que tem muita gente desempregada e com dificuldades”, completou.

Próxima parada

A próxima cidade a receber uma ação da Sejus será São Sebastião. A unidade móvel do Na Hora ficará estacionada em frente ao Centro  Educacional Infantil Parque dos Ipês (Av. Crixá, Lote 03) de 22 a 23 de março, das 9h às 17h. No período, os cidadãos poderão ter atendimentos presenciais do Detran, Neoenergia, Procon, Sedes, TRE e emissão gratuita da 1ª e 2ª via do RG pela Polícia Civil, entre outros.

*Com informações da Sejus