22/03/2022 às 14:33

Saúde testa novo sistema de ‘fumacê’ para combater a dengue

Tecnologia promete maior alcance e eficiência na eliminação do mosquito transmissor da doença

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Equipes da Secretaria de Saúde (SES) estiveram, nesta terça-feira (22), na Estância Mestre d’Armas, em Planaltina, para o primeiro teste de um novo sistema de “fumacê”, com maior potência. Enquanto o atual equipamento tem alcance de 30 m, o novo modelo supera os 100 m.

Outra diferença é a altura. O lançamento do produto atinge 20 m, o que é suficiente para passar acima dos muros mais altos.

Diariamente, os carros passam nas localidades apontadas como áreas de infestação do Aedes aegypti, entre as 4h e as 7h ou das 18h às 21h, quando há menos vento | Foto: Divulgação/Agência Saúde

A velocidade também chamou a atenção dos servidores. Uma área de 25 hectares, com cerca de 500 imóveis, foi coberta em 45 minutos. Os agentes de Vigilância Ambiental, com uso de equipamentos individuais, precisam de três dias para fazer aplicação direta em área semelhante.

[Olho texto=”Para validar a nova técnica, serão observados o tamanho das gotículas lançadas no ar e o alcance obtido. O estudo também deve incluir análise de mosquitos coletados e dados sobre a redução dos casos de dengue na região” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor de Vigilância Ambiental, Jadir Filho, explicou que foi utilizado um larvicida biológico, produto inofensivo aos humanos, mas com potencial de eliminar as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. O aparelho foi instalado em um trator porque, como está em desenvolvimento, ainda não há um veículo adaptado para recebê-lo.

Estudo

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, ressaltou que a atividade realizada nesta terça faz parte do desenvolvimento do aparelho. “A equipe técnica da Secretaria de Saúde participa da avaliação de desempenho”, explicou. O Ministério da Saúde e a FioCruz são parceiros da iniciativa.

Para validar a nova técnica, ainda serão observados o tamanho das gotículas lançadas no ar e o alcance obtido. O estudo também deve incluir análise de mosquitos coletados e dados sobre a redução dos casos de dengue na região. “O Distrito Federal tem um corpo técnico qualificado, com pós-doutores, doutores e mestres que podem contribuir muito nessa pesquisa”, completou Divino.

Uma área semelhante e com dados epidemiológicos parecidos será coberta a partir da tarde desta terça (22) por agentes de Vigilância Ambiental, que farão a visita em cada imóvel da região. A comparação dos resultados a serem obtidos ajudará a validar o novo equipamento.

Horário de “fumacê”

O horário selecionado para realizar o teste nesta terça-feira – às 17h –, está em consonância com a técnica empregada pela SES para a aplicação do “fumacê”. Diariamente, os carros passam nas localidades apontadas como áreas de infestação do Aedes aegypti, entre as 4h e as 7h ou das 18h às 21h, quando há menos vento.

O subsecretário de Vigilância à Saúde ressalta que o engajamento da população é fundamental para que as ações da SES tenham resultado. No caso da visita dos agentes, é fundamental receber as equipes e ajudar a identificar eventuais focos do mosquito.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No caso do “fumacê”, seja o modelo já em uso ou caso venha a ser adotado o equipamento testado, “é importante abrir portas e janelas para deixar o produto entrar dentro de casa”, recomenda Divino Valero. E, o mais importante: “A população deve manter as ações já conhecidas para evitar que criadouros do mosquito Aedes aegypti surjam dentro de casa”.

*Com informações da Secretaria de Saúde