23/03/2022 às 12:38, atualizado em 23/03/2022 às 14:57

148 novos abrigos de ônibus para oito regiões administrativas

Samambaia, Vicente Pires e Sol Nascente/Pôr do Sol receberam 84 dessas estruturas de 2021 para cá; mais 64 estão sendo instaladas em cinco cidades

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Mais conforto para esperar o coletivo e segurança na hora de embarcar. Essa é a realidade dos passageiros de Samambaia, que, nos últimos meses,  passaram a contar com 68 novos abrigos de ônibus, dos quais 31 foram implantados este ano. As paradas estão instaladas em pontos estratégicos, onde há maior demanda pelo transporte público.

Essas estruturas fazem parte de um total 84 abrigos que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) construiu no Distrito Federal desde o ano passado. Além de Samambaia, as regiões de Vicente Pires (nove) e do Sol Nascente/Pôr do Sol (sete) receberam os novos mobiliários.

O Sol Nascente/Pôr do Sol é uma das cidades beneficiadas com a instalação das novas paradas | Foto: Divulgação/Semob

Outros 64 equipamentos estão sendo instalados nas paradas de ônibus de cinco regiões administrativas: Taguatinga (26), Recanto das Emas (14), Ceilândia (13), Santa Maria (sete) e Estrutural (quatro).

“A estrutura já vem praticamente pronta; tem o piso tátil, calçada, meio-fio, impermeabilização e pintura”, explica o secretário Valter Casimiro.

Os serviços estão sendo executados desde 2021 por uma empresa terceirizada, cujo contrato prevê a implantação de 425 abrigos, a reforma de 650 e a substituição de outros 100 em todo o DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o subsecretário de terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa, a pasta elaborou um estudo sobre todos os abrigos, paradas sinalizadas e pontos habituais de ônibus no DF.

“Com o estudo e a avaliação das condições dos abrigos de todo o DF, criamos o mapa dos locais que necessitam de manutenção, substituição ou instalação de abrigos, o que é decidido junto das regiões administrativas para melhor atender à comunidade local”, afirma.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade