23/03/2022 às 19:42, atualizado em 23/03/2022 às 19:43

Cultura nas Cidades descentraliza políticas públicas para o setor

Com investimento de R$ 3,6 milhões, projeto leva ações para as regiões administrativas e será lançado em Ceilândia e na Estrutural

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com o objetivo de descentralizar a cultura no Distrito Federal e ampliar o alcance do acesso às políticas públicas por meio de ações de democratização e difusão, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança o projeto Cultura nas Cidades, num investimento de R$ 3,6 milhões.

O início do projeto é nesta quinta-feira (24), no estacionamento do Centro Cultural de Ceilândia (até 31 de março) e na área externa da Administração Regional da Estrutural (até 3 de abril).

[Olho texto=”“É missão desta gestão equalizar as condições de acesso à política pública em todo o DF. Este projeto nasce dessa urgência” – Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dividido em três eixos (Capacitação para o mercado da economia da cultura, Descentralização de recursos, e Apoio às gerências de Cultura das Regiões Administrativas), o projeto tem expectativa de atender 30 mil pessoas.

Depois de Ceilândia e Estrutural, o Cultura nas Cidades passará por Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho II, Samambaia, São Sebastião, Gama, Paranoá, Taguatinga, Arniqueira/Areal, Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia, Varjão e Riacho Fundo II.

“É missão desta gestão equalizar as condições de acesso à política pública em todo o DF. Este projeto nasce dessa urgência. O cidadão-artista de todas as regiões administrativas precisa ter direito a utilizar os recursos públicos para cultura da mesma forma”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Na Cidade Estrutural, o projeto será lançado nesta quinta-feira (24), na área externa da Administração Regional da Estrutural, onde fica até 3 de abril | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

No projeto Cultura nas Cidades, o primeiro eixo oferece os cursos de Gestão cultural, Acessibilidade cultural, Captação e gestão de recursos, Comunicação de projetos culturais e Empreendedorismo cultural e Formas de economia criativa.

Cada curso possui carga horária de 20 horas, nos períodos vespertino e noturno. A inscrição é gratuita e feita no site do projeto. Basta preencher o formulário com nome, e-mail, telefone, endereço, região administrativa e opção de curso.

[Olho texto=”O Cultura nas Cidades é um termo de colaboração assinado com o Instituto Cultural e Social do DF (InCS-DF), a partir de chamamento público” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O segundo eixo é o de Descentralização. Os serviços da Secec seguem itinerantes e visitam as cidades. Assim, serão disponibilizadas cinco mesas com computadores, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, para atender e orientar os agentes culturais para as principais políticas públicas da pasta.

Também será oferecido transporte para as turmas visitarem os equipamentos culturais da Secec. Essa atividade contará como carga horária extra para aqueles que participarem.

À frente da iniciativa na Secec, a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, explica que o Cultura nas Cidades atua também como um apoio aos gerentes de cultura, com um fomento prático das suas atividades na ponta. “O projeto é uma resposta às demandas dos gerentes de cultura com apoio direto as suas atividades culturais,” aponta.

Essa demanda se reflete no terceiro eixo, que surge com o objetivo de apoiar as atividades culturais das Gerências de Cultura e fomentar os artistas de cada localidade. Cada RA terá três dias seguidos de atividades culturais e receberá uma verba para contratação artística e instalação de infraestrutura para as atividades culturais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A interlocução com os gerentes de cultura do DF tem sido trabalhada pela Rede Integra Cultura (RIC), composta por representantes da Secec, da Secretaria de Governo (Segov), dos gerentes de cultura lotados nas administrações regionais e do Conselho de Cultura do DF.

O Cultura nas Cidades é um termo de colaboração assinado com o Instituto Cultural e Social do DF (InCS-DF), a partir de chamamento público.

Serviço
Cultura nas Cidades – Ceilândia e Estrutural
Quando: Ceilândia: 24 a 31 de abril | Estrutural: 24 de março a 3 de abril
Onde: Estacionamento do Centro Cultural de Ceilândia e ao lado da Administração Regional da Cidade Estrutural
Inscrições: clique aqui
Informações: culturanascidades2022@gmail.com e @culturanascidades (Instagram)

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF