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25/3/22 às 17:46, Atualizado em 28/3/22 às 09:43

Túnel de Taguatinga, uma obra multidisciplinar

Estudantes de engenharia civil participam de visita guiada e descobrem na maior estrutura viária urbana em execução no país o que só tinham aprendido na sala de aula

Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Aos 21 anos, Frederico Caetano completa, em três meses, o curso de engenharia civil. Nas aulas de Barragem, descobriu o que são paredes de diafragma. Nas de Estrada, aprendeu o que eram barreiras de contenção New Jersey. E na manhã desta sexta-feira (25), teve oportunidade de acompanhar na prática como cada uma delas está sendo feita.

Por cerca de 1h30, os estudantes percorreram a fase 1 das obras, visitaram parte dos viadutos norte e sul, que já foram abertos, e andaram no boulevard superior, onde será reaberta a via e a pista do BRT | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O futuro engenheiro e mais 29 colegas do Uniceub participaram do projeto da Secretaria de Obras de visitação técnica de universitários à maior obra viária urbana em execução no país. “O Túnel de Taguatinga é uma obra multidisciplinar. Hoje pudemos ver de perto vários elementos da engenharia que estudamos ao longo desses cinco anos de curso”, avalia Pedro.

“É um privilégio para esses estudantes, o que não tive na minha época de faculdade” – Luciano Carvalho, secretário de Obras

Por cerca de 1h30, os estudantes percorreram a fase 1 das obras, visitaram parte dos viadutos norte e sul, que já foram abertos, e andaram no boulevard superior, onde será reaberta a via e a pista do BRT. “A nossa proposta é aproximar o meio acadêmico das grandes obras em execução na cidade”, explica a secretária adjunta de Obras do DF, Janaína de Oliveira.

A visita foi acompanhada pelos engenheiros de obra da secretaria, que orientaram os estudantes e explicaram o que já foi feito. “É um privilégio para esses estudantes, o que não tive na minha época de faculdade”, completa o secretário de Obras, Luciano Carvalho, engenheiro civil de formação.

“É uma construção grandiosa, fora do padrão”, declarou o estudante Guilherme Isaac, 20, à direita, acompanhado de Pedro Fleury, seu colega de faculdade | Foto: Paulo H. Car4valho/Agência Brasília

Nesta etapa está sendo feita a escavação invertida, uma técnica eficaz de concretagem da estrutura, para só depois tirar a terra. A medida reduz o impacto no trânsito e mantém a celeridade da execução. “É uma construção grandiosa, fora do padrão”, declara o estudante do 5º semestre Guilherme Isaac, 20 anos.

O Túnel de Taguatinga tem 1.060 metros de extensão, sendo 830 metros de área coberta. Para estruturá-lo, estão sendo aplicados 8 milhões de toneladas de aço e o equivalente em concreto a dois campos de futebol com 10 metros de altura de concretagem.

Coordenador-adjunto do curso de engenharia civil do Uniceub, Jairo Furtado diz que a parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) com as faculdades possibilita aos alunos ver aplicado o que aprenderam na sala de aula. “Ao trazermos os estudantes em uma obra dessa magnitude, fechamos o ciclo da aprendizagem”, destaca.

Túnel de Taguatinga, uma obra multidisciplinar

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