28/03/2022 às 11:21, atualizado em 28/03/2022 às 11:22

7ª Feira da Goiaba começa na próxima sexta, em Brazlândia

Programação inclui Dia de Campo, concurso de receitas, venda da fruta e derivados, Colha & Pague e feira de flores

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Começa na próxima sexta-feira (1º de abril), em Brazlândia, a 7ª edição da Feira da Goiaba. O evento celebra a época de colheita da fruta mais abundante do Distrito Federal e é realizado em dois fins de semana, em 1º, 2, 3 e 7, 8, 9 e 10 de abril, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag). A abertura será às 18h. Aos sábados e domingos, a feira funcionará das 10h às 22h.

[Olho texto=”Para aqueles que querem iniciar ou aprimorar a produção de goiaba, será realizado um Dia de Campo, em 2 de abril. Em uma propriedade rural, técnicos da Emater-DF vão falar sobre espaçamento de mudas, poda e colheita e custos da produção de goiaba” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrada é gratuita, e o visitante poderá comprar produtos derivados de goiaba, além da própria fruta. No Empório da Goiaba, com 28 estandes, estarão à venda doces, geleias, licores, bolos, tortas e outros alimentos preparados pelos produtores da região de Brazlândia — onde está concentrada a maior parte do cultivo da fruta.

Haverá também exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, na Florabraz. A feira terá 30 estandes de produtores de flores do Distrito Federal.

Em 2 e 9 de abril, às 16h, o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF promoverá oficinas de receitas doces e salgadas com goiaba. As inscrições são gratuitas e feitas no momento da atividade.

O DF tem 123 produtores de goiaba e a principal região produtora da fruta é Brazlândia | Foto: Divulgação/Emater-DF

Outra iniciativa gastronômica programada para 2/4 será a premiação do concurso de receitas – que conta com a participação de moradores de áreas rurais do DF e é promovida pela Emater em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Os pratos serão preparados nesta terça (29) e julgados por chefes convidados pela universidade.

Para aqueles que querem iniciar ou aprimorar a produção de goiaba, haverá dina um Dia de Campo, também em 2 de abril. Em uma propriedade rural, técnicos da Emater-DF vão falar sobre espaçamento de mudas, poda e colheita e custos da produção de goiaba. A inscrição será online, gratuita e contará com 120 vagas.

[Olho texto=”“A Feira da Goiaba é uma oportunidade de os produtores comercializarem, mostrar um pouco do que é produzido na região. A maior parte da produção dessa fruta no DF está aqui em Brazlândia, e por isso a importância da feira nesta região” – Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já para os que preferem conhecer mais de perto o cultivo, colher e comer a fruta do pé, em 3 e 10 de abril, será realizado o Colha & Pague. Com vagas limitadas a 20 pessoas por turma, haverá um link para pré-inscrição e confirmação posterior mediante pagamento.

A atividade ocorrerá com duas turmas no período matutino (9h às 10h e 11h às 12h) e mais duas no período vespertino (14h às 15h e 16h às 17h). A inscrição custará R$ 50 por pessoa e dará direito a lanche e frutas colhidas.

“A Feira da Goiaba é uma oportunidade de os produtores comercializarem, mostrarem um pouco do que é produzido na região, das variedades da cultura e dos produtos feitos com a goiaba. A maior parte da produção dessa fruta no DF está aqui em Brazlândia e por isso a importância da feira nesta região”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

“A Emater-DF está junto com a organização do evento desde o primeiro ano da festa, que hoje é chamada de feira, e sabemos o quanto os produtores valorizam o projeto que estimula o consumo, atrai novos mercados e promove a integração entre os produtores. Estaremos presentes com muitas programações”, acrescentou.

Acompanhe a Emater-DF nas redes sociais para ficar por dentro dos detalhes das atividades programadas. O evento é realizado pela Emater-DF, Arcag, Administração de Brazlândia, Secretaria de Turismo (Setur) e Cresce-DF.

Produção no Distrito Federal

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os produtores de goiaba do DF devem colher aproximadamente 9 mil toneladas da fruta neste ano. A safra principal ocorre no final de março. O segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro.

O DF tem 123 produtores, com uma área total cultivada da fruta de 313,6 hectares. A principal região produtora da fruta é Brazlândia. Segundo o gerente da Emater-DF naquela região, Hélio Roberto Lopes, espera-se uma receita bruta de R$ 11,25 milhões. “Foi um ano em que choveu muito, mas não chegou a atrapalhar significativamente a produção, pois a goiaba é exigente em água”, conta.

7ª Feira da Goiaba de Brazlândia
Data: 1, 2, 3 e 7, 8, 9 e 10 de abril
Horário: aos sábados e domingo das 10h às 22h (praça de alimentação até meia-noite). Nos dias de semana, a abertura é às 18h.
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF. Entrada franca.

*Com informações da Emater-DF