31/03/2022 às 19:48

Governo e comunidade se unem para combater incêndios florestais

Emater-DF organiza palestra com integrantes do Ibram e Corpo de Bombeiros para capacitar produtores rurais

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Em setembro de 2020, um incêndio de dez dias destruiu culturas de morango, goiaba e hortaliças, matou dez cavalos e por pouco não incendiou casas de produtores na região da Chapada Imperial, núcleo rural Morada dos Pássaros, núcleo rural Radiobrás e outras comunidades próximas, todas na região administrativa de Brazlândia.

Para prevenir e combater incêndios florestais, os moradores do local se organizaram e solicitaram orientações ao GDF. Nesta semana, um grupo de moradores se reuniu na propriedade da Chapada Imperial para assistir a uma palestra sobre o tema, coordenada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e com apoio da Emater-DF.

Durante a palestra, os produtores aprenderam técnicas de combate a focos de fogo com equipamentos acessíveis, como abafadores| Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

De acordo com Rafael Magnum, presidente da Associação Vão dos Angicos, a demanda da comunidade é antiga. “A cada cinco anos, os incêndios atingem nossa região com uma força maior, causando prejuízos, mortes de animais e destruição ambiental”, lamentou. “Por isso, precisamos nos capacitar para combater focos menores, antes que eles aumentem e provoquem estragos mais significativos”, ponderou.

[Olho texto=”“O fogo no cerrado sempre acontece, é inevitável. Por isso, devemos estar preparados para minimizar os prejuízos” – Pedro Cardoso, diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibram” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A palestra foi apresentada pelo diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibram, Pedro Cardoso, pelo técnico de Planejamento da mesma unidade, Erisson Cassimiro, e pelo chefe do Núcleo de Combate a Incêndios Florestais do Jardim Botânico, Daniel Silveira Cândido. Eles apresentaram técnicas de combate a focos de fogo com equipamentos acessíveis, como abafadores.

“O fogo no cerrado sempre acontece, é inevitável. Por isso, devemos estar preparados para minimizar os prejuízos”, observou Pedro Cardoso, acrescentando que os incêndios florestais são o maior problema ambiental do Distrito Federal. “Além disso, afetam questões sociais e financeiras”, avaliou. Daniel Cândido ressaltou que “apagar o fogo é proteger vidas”.

Os palestrantes ressaltaram a importância de se observar os protocolos de segurança, como o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, balaclavas (para proteger o rosto), calça comprida, camisa de manga comprida e botinas; além disso, quem trabalha na atividade precisa estar em boas condições de saúde e disposição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a engenheira ambiental Anne Caroline Borges, da Gerência de Meio Ambiente da Emater-DF, é importante que a ação ocorra agora, já que o período de seca está próximo. “Com isso, garantimos a prevenção adequada de um problema que ocorre anualmente”, avalia.

A palestra desta quarta-feira foi a primeira de 11 capacitações que ocorrerão em várias regiões rurais do Distrito Federal. Em todas elas, a comunidade solicitou à Emater-DF que providenciasse orientações no sentido de prevenir e combater incêndios. Além do Ibram, o Corpo de Bombeiros também participará das atividades. O cronograma de ações abaixo pode sofrer variações.