01/04/2022 às 16:23, atualizado em 01/04/2022 às 18:49

GDF Presente recupera estradas vicinais em núcleos rurais de Ceilândia

As vias do Núcleo Rural Boa Esperança e Alexandre Gusmão foram niveladas para melhorar a circulação dos veículos

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Os núcleos rurais Boa Esperança e Alexandre Gusmão, em Ceilândia, passaram por melhorias em ação do GDF Presente. O programa do governo esteve nas regiões para fazer a manutenção e a conservação das estradas vicinais. Os trabalhos beneficiarão os moradores que vivem nos dois núcleos rurais. Atualmente, as áreas têm, juntas, quase 10 mil habitantes.

O Núcleo Rural Boa Esperança recebeu o patrolamento da estrada vicinal, fechamento de buracos e a criação de canaletas para desvio da água | Fotos: Divulgação/GDF Presente

No Núcleo Rural Boa Esperança, o trabalho de recuperação se estendeu por 3,5 quilômetros da via não pavimentada. O serviço contou com quatro funcionários do GDF, além de uma máquina niveladora (patrol). “Fizemos o patrolamento da estrada vicinal. Tapamos os buracos e fizemos canaletas para desviar a água”, explica o gerente regional de condomínio da Administração Regional de Ceilândia, Sebastião Bezerra da Silva.

[Olho texto=”“A ação foi de suma importância para o conforto dos moradores. Em tempo de seca, sofríamos muito com a poeira. Nos trouxe qualidade de vida” – Byanca Jordão Ribeiro, 26 anos, professora” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serviço semelhante foi feito no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, na área do Incra 9, Gleba 3. Na região, a recuperação foi feita em 100 metros da estrada não pavimentada. O trabalho teve apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri), que cedeu um trator de esteira para garantir o serviço.

A professora Byanca Jordão Ribeiro, 26 anos, mora há mais de um ano no Núcleo Rural Alexandre Gusmão e comemora o trabalho na região. “A ação foi de suma importância para o conforto dos moradores. Em tempo de seca, sofríamos muito com a poeira. Nos trouxe qualidade de vida”, definiu.

No Núcleo Rural Alexandre Gusmão a recuperação foi feita em 100 metros da estrada não pavimentada

De acordo com o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer, a ação tem como objetivo conservar as estradas para garantir trafegabilidade à população. “Apesar das chuvas torrenciais que prejudicam a conservação das estradas vicinais, não medimos esforços na recuperação e conservação destas estradas”, afirma.

“Essas ações são muito importantes para facilitar o escoamento da produção rural, melhorar o conforto e a segurança do transporte escolar, dos moradores e dos frequentadores do Núcleo Rural”, completa o coordenador.

GDF Presente recupera estradas vicinais em núcleos rurais de Ceilândia