01/04/2022 às 15:14

Idosos acima de 80 anos já recebem a quarta dose contra covid-19

DF tem 47 mil vacinas para atender esse público, estimado em 40 mil pessoas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Esta sexta-feira (1) começou animada para quem tem 80 anos ou mais: a Secretaria de Saúde já aplica nesse público a quarta dose da vacina contra covid-19. Quarenta e oito pontos de vacinação disponibilizaram o imunizante da Pfizer BioNTech em todo o Distrito Federal.

Na UBS 4 do Guará, no Lúcio Costa, Geraldo Lopes tomou a quarta dose e aproveitou para tirar dúvidas sobre a vacinação contra a influenza | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Logo pela manhã, Maria Cleonice Valença, 87 anos, foi tomar a sua segunda dose de reforço na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Taguatinga. Ela diz que sempre tomou todas as vacinas e a prova está no cartão de vacinação completo. “Deve ser por isso que cheguei até esta idade, não é?”, comenta, aos risos.

[Olho texto=”Por enquanto, ainda não há previsão do Ministério da Saúde de ampliar a quarta dose para outras faixas etárias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Maria Cleonice foi tomar a vacina acompanhada da filha, Andreia Cristina, que aproveitou para receber o reforço da Janssen. “Essa vacina nos livrou de muita coisa. Aconselho todo mundo a tomar”, ressalta.

A população idosa acima de 80 anos no DF tem cerca de 40 mil pessoas e, para imunizá-los, a Secretaria de Saúde recebeu 47.970 doses do Ministério da Saúde. Por enquanto, ainda não há previsão, da pasta federal, de ampliar a quarta dose para outras faixas etárias.

As amigas e vizinhas Raimunda e Idalina foram à UBS 3 de Ceilândia garantir mais uma dose de proteção

Amigas há mais de 40 anos, as vizinhas Raimunda Brandão, 93 anos, e Idalina Anunciação, 87, foram à UBS 3 de Ceilândia garantir mais uma dose de proteção. A filha de Raimunda trabalhava na unidade, mas faleceu ano passado vítima de covid-19. “A vacina nos salva. Se tiver que tomar mais, eu tomo quantas precisarem”, ressalta Raimunda.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na UBS 4 do Guará, no Lúcio Costa, Geraldo Lopes chegou anunciando: “Oitenta anos hoje, 81 anos semana que vem. Vim tomar a quarta dose!”. O futuro aniversariante aproveitou a visita à unidade de saúde para tirar dúvidas sobre a vacinação contra a influenza, que começa na próxima segunda-feira (4).

Confira no site da Secretaria de Saúde os locais que aplicam as doses de vacina contra a covid-19.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF