01/04/2022 às 18:10, atualizado em 01/04/2022 às 18:50

Programa Vencer vai capacitar 2 mil jovens do Distrito Federal

Projeto da Sejus oferece qualificação profissional a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em diversas cidades. Inscrições estão abertas e são gratuitas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Dar aos jovens de 14 a 24 anos uma boa oportunidade de vencer na vida. Esse é o propósito do programa Vencer, lançado nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em Planaltina. No decorrer das atividades do ‘Sejus mais perto do Cidadão’, que acontece hoje e amanhã na cidade, foi anunciada a abertura do programa de qualificação profissional com 2 mil vagas.

Everton Freire, 29, agendou a confecção de um novo RG no stand da Polícia Civil e ainda saiu com o título de eleitor regularizado e impresso, após atendimento de uma funcionária do Tribunal Regional Eleitoral | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Criado em parceria com o Senai e Senac, o Vencer será dividido em quatro etapas e a primeira delas vai capacitar 465 alunos. São 14 cursos espalhados por várias regiões administrativas, que vão desde costureiro a operador de computador. Veja abaixo:

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: vencer.sejus.df.gov.br, onde também estão os editais do programa. Os cursos são gratuitos e destinados a jovens de baixa renda, de famílias cuja renda mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

[Olho texto=”“O governo, com o Vencer, também dá a oportunidade para que pais e mães deixem suas casas tranquilos para trabalhar, poder ir em busca do alimento sabendo que seus filhos estão encaminhados” – Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A secretária de Justiça, Marcela Passamani, destacou, no lançamento, que será oferecido também o passe estudantil para os participantes. “Será importante para os jovens se deslocarem de suas casas e não haja inclusive evasão nos cursos”, explicou ela. E lembrou que o programa também é benéfico para a família desses futuros profissionais.

“O governo, com o Vencer, também dá a oportunidade para que pais e mães deixem suas casas tranquilos para trabalhar, poder ir em busca do alimento sabendo que seus filhos estão encaminhados”, observou Passamani. “Serão dois mil jovens se qualificando, por meio de cursos técnicos, para que eles possam futuramente reforçar o mercado de trabalho e estar onde quiserem”, complementou.

“Vamos atender a maioria das regiões administrativas, com treinamento nas escolas, praças da cidadania, equipamentos públicos, de forma que possamos trazer empregabilidade para esses jovens do Distrito Federal. Esse projeto nos orgulha muito” , afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Antônio Areias.

O Sejus Mais Perto do Cidadão fica até este sábado (2) em Planaltina| Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Dia de serviços variados

O Sejus Mais Perto do Cidadão chegou nesta sexta (1º) a Planaltina e iniciou os atendimentos de cidadania, saúde e bem-estar na comunidade. Emissão de carteira de identidade, título de eleitor, serviços diversos na carreta do Na Hora, além de atendimentos médicos como a aferição da pressão arterial, glicose, estavam entre os mais disputados. Muita gente também aproveitou para cortar o cabelo.

A aposentada Elcione Fonseca, 69, moradora do Arapoanga, passou por lá para ver como estava o nível da glicose. “Sou diabética e não podemos descuidar. O atendimento das enfermeiras foi muito bom”, adiantou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já o desempregado Everton Freire, 29, conseguiu resolver duas pendências de uma vez só. Agendou a confecção de um novo RG no stand da Polícia Civil e ainda saiu com o título de eleitor regularizado e impresso, após atendimento de uma funcionária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Foi bom demais! Precisava tirar a terceira via da minha identidade e estava com muita dificuldade de marcar. Passei por vários órgãos e não sabia como fazer direito”, contou. “Além disso, meu título de eleitor estava suspenso. E agora já posso voltar a votar”, celebrou Everton.

O Sejus Mais Perto do Cidadão fica até este sábado (2) em Planaltina. No sábado, o horário de atendimento será das 9h às 13h. Os serviços estão sendo feitos numa grande área próxima à Feira de Eletrônicos, no Setor Educacional.

Programa Vencer vai capacitar 2 mil jovens do Distrito Federal