02/04/2022 às 11:32

Servidores fazem aperfeiçoamento na área de produtos perigosos

Formação internacional tem como foco resposta rápida a emergências ambientais

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Os analistas de atividades de meio ambiente da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento (Direm) do Instituto Brasília Ambiental vão participar, no período de 4 a 8 de abril, em São Paulo, do Curso Internacional de Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (Hazmat) – nível operações. A formação, com carga horária de 40 horas, contará com aulas teóricas e práticas.

O tombamento de caminhões que transportam combustível está entre os acidentes mais perigosos  | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A inciativa foi viabilizada pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CD-P2R2), que reúne vários órgãos do governo, entre eles o Brasília Ambiental. Tem o objetivo de aperfeiçoar a capacidade dos servidores e órgãos do Governo do Distrito Federal em emergências ambientais, envolvendo substâncias perigosas.

“Dos acidentes com produtos perigosos locais, o mais frequente é o tombamento de caminhões que transportam combustível. Esse tipo de ocorrência não lidera a lista dos nossos chamados, mas quando ocorre é de grande gravidade, muitas vezes, infelizmente, envolvendo mortes”, explica a analista, Ana Caroline Oliveira.

O curso será ministrado pela Ambipar Response, na sua própria sede, em uma turma exclusiva para a comissão. Entre os conteúdos estão análise de emergência, segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, equipamentos de proteção individual, níveis de produção química, exercício prático de avaliação de cenários, descontaminação química, comando de incidentes, controle de emergências, entre outros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além dos analistas do Brasília Ambiental, também participarão da formação, servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Departamento de Estradas e Rodagens (DER/DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-DF), Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), Subsecretaria de Promoção e Defesa Civil, Caesb, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Saúde (SES).

*Com informações do Brasília Ambiental