05/04/2022 às 18:49

Hvep completa quatro anos de prestação de serviços

Neste período, o Serviço Veterinário Público se destacou pela adoção do agendamento eletrônico e o crescimento de 100% na quantidade de atendimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Serviço Veterinário Público (Hvep), de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental e localizado no Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga), completou nesta terça-feira (5) quatro anos de existência. Na avaliação de gestores e usuários do serviço,  existem bons motivos para comemorar. Um deles é que as obras da ampliação do Hvep estão a pleno vapor.

Um dos principais marcos deste período foi o início do agendamento eletrônico, aprovado e comemorado pelos tutores e que colocou fim às filas que se formavam para o atendimento | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Neste quadriênio, o Hvep realizou 57.353 consultas, das quais 6.295 só em 2022. Fez, também, 202.291 administrações de medicação, sendo 17.052 neste exercício. Executou 7.798 cirurgias, entre as quais 887 foram este ano. E 217.290 exames laboratoriais e 66.504 exames de imagem, sendo 26.408 e 6.701, respectivamente, em 2022.

[Olho texto=”Com a ampliação, o serviço passará a realizar, por ano, 3,5 mil cirurgias, 144 mil serviços laboratoriais, 108 mil exames de imagem e 3,6 mil internações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os destaques nesta gestão, estão as substituições dos antigos equipamentos de raio X e de ultrassom, em março do ano passado, que contribuíram com a qualidade dos diagnósticos. Entram nesta lista a duplicação de atendimentos de 50 para 100 senhas diárias, juntamente com as ampliações dos consultórios, dos aparelhos e de pessoal, além da inclusão do atendimento em ortopedia, ocorridos em abril de 2021.

Porém, um dos principais marcos deste período foi o início do agendamento eletrônico, aprovado e comemorado pelos tutores porque, praticamente, colocou fim às filas que se formavam para o atendimento, proporcionando mais conforto aos usuários do serviço.

O Hvep também inovou com a sua versão itinerante, iniciada em fevereiro deste ano. A unidade móvel realiza atendimento primário de cães e gatos nas Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Brasília Ambiental, se deslocando, a cada três meses, para diferentes regiões do DF.

A ampliação do Hvep inclui a construção de um novo bloco, que vai viabilizar o aumento das especialidades oferecidas | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Na avaliação de tutores, o atendimento, que já é bom, vai melhorar ainda mais, pois vai garantir que mais animais sejam socorridos. “Esta é a terceira vez que recorro ao Hvep, que já salvou dois cachorros meus”, disse a tutora, que se identificou apenas como Fátima.

Ampliação

As atuais obras, cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha mês passado, estão em ritmo acelerado e visam promover a ampliação e reestruturação do Serviço Veterinário. A ampliação do Hvep inclui a construção de um novo bloco, que vai viabilizar também o aumento das especialidades oferecidas. O serviço passará a realizar, por ano, 3,5 mil cirurgias, 144 mil serviços laboratoriais, 108 mil exames de imagem e 3,6 mil internações.

Serviço Veterinário Público

O Hvep, cuja operação é feita pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), oferece serviços gratuitos para cães e gatos, sobretudo às famílias de baixa renda ou inscritas em programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os atendimentos emergenciais dispensam marcação e são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. Agendamentos de consultas para as clínicas médica, clínica cirúrgica e ortopedia podem ser realizado pelo Agenda DF.

*Com informações do Brasília Ambiental